Vários especialistas em
arquitectura estiveram presentes na UBI
|
Seminários
do Curso de Arquitectura
“Tipologias Arquitectónicas”
Palestras à
volta de tipologia, da sua evolução e da
aplicação dos conceitos tipo, modelo e tipologias
à escala da habitação, à escala
da cidade e depois à escala do território
foram alguns temas apresentados nos seminários.
|
Por Helder
Lopes
|
|
|
Durante três dias,
15, 16 e 22 de Abril decorreram na Universidade da Beira
Interior (UBI) seminários do Curso de Arquitectura
englobados no programa desta licenciatura.
A arquitecta Maria João Matos, docente da Universidade
da Beira Interior e coordenadora destes seminários
disse ao Urbi que “os objectivos destes seminários
é desenvolver um tema específico, neste caso
já estava predefinido no programa que são
as “Tipologias Arquitectónicas”, referindo
ainda que “estes seminários pertencem ao programa
do curso de arquitectura e são praticamente disciplinas,
apenas com menos horas do que as disciplinas anuais ou semestrais.”
Para prelectores destes seminários do Curso de Arquitectura
foram convidados alguns peritos, como salientou Maria João.
“Procuramos convidar especialistas nesta área
para enriquecer estes seminários.”
Assim, Admar Machado apresentou a sua comunicação
sobre com o tema de “Europam em Galinheiras e Ana
Rita Castro apresentou o tema “Tipologias em espaços
públicos.
No último dia, 22 de Abril, Rita Abreu apresentou
a sua tese de mestrado sobre a “Habitação
Flexível – O Caso Holandês”. Esta
arquitecta referiu que “os projectos de habitação
flexível procuram dar resposta a um conjunto de requisitos
quer à escala do edifício quer à escala
do fogo.” Apresentou vários exemplos e explicou
as vertentes de flexibilidade (conversão, polivalência,
expansão, multi-funcionalidade e diversidade) em
alguns edifícios.” Já Patrícia
Pedrosa focou o tema da “habitação doméstica
nos anos 60”.
A Arquitecta Maria João mostrou-se satisfeita pela
aderência dos alunos do 2º Ano da Licenciatura
de Arquitectura dizendo que “no final irá realizar
um inquérito para saber até que ponto estes
seminários foram importantes para os alunos.” |
|
|