Levar os alunos a aprenderem através
de diversos exercícios é uma forma de fugir
à rotina
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Mestrado em
Ensino da Matemática
Tarefas na sala de aula
O estudo dos currículos
e os exercícios realizados durante o ano lectivo
são dois dos grandes pontos estudados para a elaboração
desta dissertação de mestrado apresentada
na UBI.
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Por Eduardo
Alves
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Uma tese de mestrado que
apresenta alguns contornos inovadores. Ana Madalena Borges
Teixeira estudou a capacidade de resolução
de uma mesma tarefa, por diferentes grupos de alunos. Este
tipo de “experiência” teve como objectivo
provar que um mesmo exercício pode ser resolvido
diferentes formas.
Docente no ensino básico e secundário, Ana
Teixeira observou o processo de resolução
de “algumas tarefas que foram dadas aos alunos de
uma mesma turma”. Ainda que por caminhos diferentes
ou métodos diversos, “o resultado era alcançado”.
Este estudo apresenta, por isso mesmo, uma conclusão,
“em certa medida, inovadora”. Segundo a autora
da tese intitulada, “Tarefas de Investigação
Matemática no Currículo do 7º Ano do
3º Ciclo do Ensino Básico”, os professores
têm de estar preparados “para avaliar e compreender
os diferentes raciocínios e métodos de trabalhos
dos alunos”.
Outro dos assuntos abordados por esta docente prende-se
com a polémica em volta dos currículos escolares.
Segundo Ana Teixeira, “as queixas, muitas vezes apresentadas
por professores, não têm razão de existir”.
Para a autora desta dissertação de mestrado
“é perfeitamente possível conciliar
os currículos escolares com o tempo lectivo e acrescentar
a estes, exercícios práticos e outros que
levem o aluno a investigar e a nutrir um maior gosto pela
disciplina”. Todos estes passos, “desde a apresentação
de exercícios dos programas, até tarefas complementares,
e um encaminhamento diversificados dos alunos para a resolução
dos problemas”, tem como objectivo “criar uma
autonomia de estudo e de motivação”,
remata a autora da tese.
Ana Teixeira conseguiu para o seu trabalho, uma nota de
“Muito Bom”, com um júri constituído
por João Pedro Mendes da Ponte, professor catedrático
da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
António Jorge Gomes Bento, professor auxiliar da
Universidade da Beira Interior e Manuel Joaquim Félix
da Silva Saraiva, professor auxiliar da Universidade da
Beira Interior. |
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