Por Eduardo Alves


O estudo da matemática e outras disciplinas pode ser fomentado graças a exercícios diferentes

A autora de “As Investigações Matemáticas no Ensino – Aprendizagem da Geometria” é professora no ensino secundário. Esta actividade foi um dos motivos que a levou a estudar algo “de muito importante, mas que por vezes passa ao lado de quem estuda os métodos escolares”.
Uma das metas propostas por Maria Amélia Antunes Marques prende-se com a capacidade de “avaliar o conhecimento profissional dos professores”. Este objectivo passou pela análise de alguns docentes e pela forma como orientaram os seus alunos, quando estes foram confrontados com um tipo de problema. Se “um docente estiver bem preparado, consegue entender e guiar os alunos até à resolução dos exercícios, mesmo que esta seja obtida de diferentes formas”.
Outro dos pontos que fundamentais, nesta tese de mestrado, foi a capacidade de comunicação dos docentes. Para Maria Amélia Marques, “é bastante importante que os professores saibam transmitir os seus conhecimentos de forma simples e convincente”. Só desta maneira os alunos “ganham confiança a conseguem melhores resultados”. A pedagogia aparece assim, “como mais um dos parâmetros a ter em linha de conta no ensino”.
A tese apresentada na UBI por Maria Amélia Marques, no passado dia 6 de Abril, obteve a classificação de “Muito Bom” e teve como júri João Pedro Mendes da Ponte, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, António Jorge Gomes Bento, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.