A autora de “As
Investigações Matemáticas no Ensino
– Aprendizagem da Geometria” é professora
no ensino secundário. Esta actividade foi um dos
motivos que a levou a estudar algo “de muito importante,
mas que por vezes passa ao lado de quem estuda os métodos
escolares”.
Uma das metas propostas por Maria Amélia Antunes
Marques prende-se com a capacidade de “avaliar o
conhecimento profissional dos professores”. Este
objectivo passou pela análise de alguns docentes
e pela forma como orientaram os seus alunos, quando estes
foram confrontados com um tipo de problema. Se “um
docente estiver bem preparado, consegue entender e guiar
os alunos até à resolução
dos exercícios, mesmo que esta seja obtida de diferentes
formas”.
Outro dos pontos que fundamentais, nesta tese de mestrado,
foi a capacidade de comunicação dos docentes.
Para Maria Amélia Marques, “é bastante
importante que os professores saibam transmitir os seus
conhecimentos de forma simples e convincente”. Só
desta maneira os alunos “ganham confiança
a conseguem melhores resultados”. A pedagogia aparece
assim, “como mais um dos parâmetros a ter
em linha de conta no ensino”.
A tese apresentada na UBI por Maria Amélia Marques,
no passado dia 6 de Abril, obteve a classificação
de “Muito Bom” e teve como júri João
Pedro Mendes da Ponte, professor catedrático da
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
António Jorge Gomes Bento, professor auxiliar da
Universidade da Beira Interior e Manuel Joaquim Félix
da Silva Saraiva, professor auxiliar da Universidade da
Beira Interior.
|