Na passada quinta-feira,
dia 8 de Abril, pelas 15 horas e 30, tiveram lugar no
anfiteatro 7.21 no Pólo IV da Universidade da Beira
Interior as provas de mestrado requeridas pela licenciada
Maria Eugénia Ribeiro Garcia Baptista.
Uma tese com um tema inovador, focando a aprendizagem
no ensino pré-escolar através de portfolios
que “fomentam a autonomia das crianças e
proporcionam uma nova organização no método
de estudo”, disse a autora.
Durante a sua investigação, Maria Eugénia
Baptista afirma que “houve alterações
nos níveis de envolvimento, as crianças
demonstraram interesse e empenho na construção
do seu portfólio, por outro lado, o educador reconheceu
que havia melhoria ao nível da organização
e sistematização da aprendizagem.”
Para a autora da tese este estudo irá enriquecer
a avaliação do ensino neste escalão
etário onde “o trabalho de campo foi muito
importante, as dificuldades foram vividas no terreno,
e por isso mesmo pudemos constatar que todos nós,
os actores intervenientes no processo educativo, ganhamos
com esta nova experiência, especialmente os alunos”,
dizendo em seguida que “a avaliação
da educação na infância é extremamente
importante para o futuro dos mais novos”.
Este estudo teve como base unicamente o pré-escolar,
mas um estudo do mesmo tipo também se poderá
reportar a outros níveis de ensino, como afirmou
Maria Eugénia.
A tese recebeu a classificação de “Muito
Bom” por parte de um júri constituído
pela Doutora Maria de Fátima Simões, professora
associada da Universidade da Beira Interior, Doutor Pedro
José Rosário, professor auxiliar da Universidade
do Minho, e a Doutora Maria Luísa Frazão,
professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.
|