NC / Urbi et Orbi


Joaquim Mourão apresentou o projecto e a maquete do futuro lago

A Câmara de Castelo Branco vai avançar com a construção do lago artificial projectado para o parque urbano de recreio da cidade, junto à Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Depois da piscina-praia inaugurada em Junho, será agora construída uma lagoa artificial com cerca de 30 mil metros quadrados e uma profundidade de 70 centímetros para pequenas embarcações de recreio e lazer. O projecto, da autoria do arquitecto paisagista Jorge Cancela, prevê a construção de dois paredões, um dos quais divide a lagoa.
O espelho de água será rodeado por uma área verde e complementado com um jogo de água, dois embarcadouros, um anfiteatro, caminhos e um pavilhão de apoio com bar e esplanada. Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Morão, o projecto orçado em cerca de 500 mil euros deverá estar concluído ainda este ano. Em Abril, o executivo municipal pretende inaugurar as duas piscinas cobertas, com 25 e 16 metros de comprimento, construídas também no parque urbano e cujo investimento foi de 1,5 milhões de euros.
Além do parque de estacionamento com 800 lugares, os dois campos de futebol de relvado sintético, a piscina-praia, cujo plano de água ronda os 3500 metros quadrados e uma profundidade máxima de um 1,60m e a praça de água, infra-estruturas já concluídas, no parque urbano serão ainda instalados um parque de merendas, o parque de saúde que dispõe de um circuito de manutenção, o jardim dos cactos, um parque-aventura e uma escola fixa de trânsito, equipamentos que o presidente da autarquia, Joaquim Morão, gostaria de ver finalizados até Outubro.