O Sindicato dos Professores
da Zona Centro (SPZC) levou a cabo na passada sexta feira,
dia 4 de Março, no auditório 8.1 do pólo
das Engenharias da UBI uma acção de formação
dirigida a educadores de infância e professores dos
ensinos Básico, Secundário e Superior.
A acção de Formação teve como
tema principal a apresentação do projecto
pedagógico transversal para o prazer da leitura,
da Creche ao Ensino Superior – “Livranimaletas”
desenvolvido pela Professora Sylviane Rigolet, docente da
Universidade Fernando Pessoa.
Carlos Costa, dirigente do SPZC iniciou os trabalhos salientando
que Portugal é um dos países da Europa onde
os índices de leitura são mais baixos, ao
contrário dos países escandinavos, onde a
taxa de leitura é bastante elevada.
“Ser professor é dar-se”
Sylviane Rigolet, prelectora nesta acção
de formação tomou a palavra e começou
por citar Sebastião da Gama para definir o papel
do professor: “Para se ser professor é necessário
ter as mãos purificadas, porque todos os dias tocamos
em flores…”, dizendo em seguida que “os
educadores e os professores, independentemente do grau
de ensino em que leccionam, devem estimular a interacção
positiva entre professor-aluno”.
Livranimaletas, ou a arte do projecto em teia, tem como
ponto de partida a descoberta de um novo meio educativo,
partindo da criatividade para transformar desafios em
potencialidades, e motivações em realizações,
envolvendo de forma dinâmica, original e eficaz
todos os interlocutores do processo educativo.
“A maleta é adaptável a diferentes
temas e a diferentes áreas, uma vez que podemos
ter vários tipos de maletas. A maleta da educação,
a maleta da água, a maleta do cão, etc.
É, também, uma estratégia positiva
porque foca somente as capacidades positivas dos alunos,
partindo dos seus centros de interesses individuais”
afirmou Sylviane.
A formadora defendeu que “a estratégia dinâmica
da maleta potencializa os recursos, envolve toda a comunidade
e desenvolve, em simultâneo, a individualização
e a socialização dos educandos”.
Assim, esta acção de formação,
conduzida pela Professora Sylviane Rigolet deu a conhecer
a todo o auditório novos métodos e novas
técnicas para o estímulo da leitura entre
alunos e educandos. |