Estimular a leitura entre os mais pequenos foi o objectivo da acção
Acção de Formação - Livranimaletas
As maletas de leitura

Sylviane Rigolet apresentou um projecto inovador para que os professores estimulem de uma forma dinâmica e motivadora os alunos, de forma a que estes criem hábitos de leitura. Isso pode muito bem ser feito através do “Livranimaletas”, que mais não é que um título que fala de livros e de animação.


Por Hélder Lopes


O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) levou a cabo na passada sexta feira, dia 4 de Março, no auditório 8.1 do pólo das Engenharias da UBI uma acção de formação dirigida a educadores de infância e professores dos ensinos Básico, Secundário e Superior.
A acção de Formação teve como tema principal a apresentação do projecto pedagógico transversal para o prazer da leitura, da Creche ao Ensino Superior – “Livranimaletas” desenvolvido pela Professora Sylviane Rigolet, docente da Universidade Fernando Pessoa.
Carlos Costa, dirigente do SPZC iniciou os trabalhos salientando que Portugal é um dos países da Europa onde os índices de leitura são mais baixos, ao contrário dos países escandinavos, onde a taxa de leitura é bastante elevada.

“Ser professor é dar-se”

Sylviane Rigolet, prelectora nesta acção de formação tomou a palavra e começou por citar Sebastião da Gama para definir o papel do professor: “Para se ser professor é necessário ter as mãos purificadas, porque todos os dias tocamos em flores…”, dizendo em seguida que “os educadores e os professores, independentemente do grau de ensino em que leccionam, devem estimular a interacção positiva entre professor-aluno”.
Livranimaletas, ou a arte do projecto em teia, tem como ponto de partida a descoberta de um novo meio educativo, partindo da criatividade para transformar desafios em potencialidades, e motivações em realizações, envolvendo de forma dinâmica, original e eficaz todos os interlocutores do processo educativo.
“A maleta é adaptável a diferentes temas e a diferentes áreas, uma vez que podemos ter vários tipos de maletas. A maleta da educação, a maleta da água, a maleta do cão, etc. É, também, uma estratégia positiva porque foca somente as capacidades positivas dos alunos, partindo dos seus centros de interesses individuais” afirmou Sylviane.
A formadora defendeu que “a estratégia dinâmica da maleta potencializa os recursos, envolve toda a comunidade e desenvolve, em simultâneo, a individualização e a socialização dos educandos”.
Assim, esta acção de formação, conduzida pela Professora Sylviane Rigolet deu a conhecer a todo o auditório novos métodos e novas técnicas para o estímulo da leitura entre alunos e educandos.