Os jurados que avaliaram as provas de agregação de Franco de Almada

Provas de Agregação
Sociedade, práticas desportivas e Universidade

A sala de Actos da Reitoria da UBI foi o palco de provas de agregação na área do desporto nos dias 24 e 25 de Fevereiro. O professor Franco de Almada apresentou um estudo em que sociedade, práticas desportivas e universidade revelam a interrelação e interacção das suas componentes.


Por Filipa Minhós


As Provas de Agregação consistem numa prova de habilitação de acesso a concurso para professor catedrático. Esta foi a vez de o professor Franco de Almada requerer tal título prestigiante.
Atribuir uma perspectiva sistemática, em que as diferentes vertentes constituintes da realidade e sociedade permitam perceber as práticas desportivas foi o estudo apresentado por Fernando Franco de Almada, no âmbito das Provas de Agregação de Desporto que prestou. “Só esta compreensão em todos os domínios das práticas desportivas facilita a investigação, a integração no mercado, a integração na universidade, enfim as bases científicas para todo este processo” – esclarece o professor associado da UBI.
As provas tiveram lugar na Sala dos Actos na Reitoria da UBI nos passados dias 24 e 25 de Fevereiro e consistiram em dois momentos de avaliação. No primeiro dia, procedeu-se à discussão do currículo do professor candidato e à proposta de programa para a disciplina de “Sistemática das actividades desportivas”. No segundo dia, efectuou-se a apresentação e discussão de uma lição dentro da área da sistemática das actividades desportivas.
O contributo de Franco de Almada é um eminentemente teórico, de explicação das actividades desportivas, e na transformação das diferentes visões do desporto, aproveitando para criticar uma das visões mais importantes do desporto da actualidade: a comunicação social. “O desporto tem visões muito marcadas pela comunicação social – uma comunicação social que, muitas vezes, não tem a preparação para ir suficientemente longe nas reflexões que faz. É a universidade que pode contribuir para fazer o complemento destes processos”.
Para Franco de Almada, a universidade deve ainda ser encarada como um local de debate, produção e discussão de conhecimentos ao mais alto nível. Só com uma avaliação de fundo por pessoas especializadas, as universidades podem enriquecer os seus processos, sendo permeáveis a correcções, acertos e mudanças.
O estudo foi aprovado pelo júri composto por Henrique Barreiros, professor Catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Kelo da Silva, professor Catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Raquel Maia, professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Manuel Vieira e Cunha, professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Ana Paula Batalha, professora Catedrática da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Júlio Garcia, professor Catedrático convidado da UBI, António Fidalgo, professor Catedrático da UBI, José Venâncio, professor Catedrático da UBI, e Miguel Monteiro, professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes.



Percurso cumprido

O docente na área do Desporto falou sobre a sociedade e a Universidade

Fernando Franco de Almada está na Universidade da Beira Interior como professor associado há já 10 anos. Convidado pelo reitor Santos Silva, que queria ver um curso de Ciências do Desporto definido nas palavras ‘qualidade’ e ‘diferença’, o professor Franco de Almada aceitou o desafio.
Hoje, com a sua «missão cumprida», passou o seu testemunho a outra equipa de liderança. Se as estratégias do novo departamento «passarem pela alta competição do conhecimento», o professor Almada garante que apoiará incondicionalmente a nova equipa. “Eu sou uma pessoa que gosta de alta competição. Fiz alta competição no desporto em judo durante muito tempo. Penso que a universidade tem de ser a alta competição no mundo da concepção, no mundo da construção dos conhecimentos e dos saberes” – salienta ainda.