A educação na infância foi um dos pontos em destaque nesta tese
Mestrado em educação
Estudar as crianças

Analisar a ligação entre os educadores de uma criança em idade precoce e a personalidade desta em idade adulta foi um dos objectivos da dissertação de mestrado em educação apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Com a sociedade em mudança, também a educação mostra sinais de novas tendências, sobretudo, se for analisado o papel da mulher e da mãe enquanto educadora primordial da criança. Teresa Lígia Pereira Cardoso apresentou um estudo onde se fala sobre a educação em idade precoce, com destaque para a segunda infância e a implicação que os conhecimentos e atitudes transmitidos à criança, durante este período, vão ter quando esta alcançar a fase adulta.
Para esta tese foram analisadas cerca de 56 crianças, em várias escolas pré-primárias do distrito de Castelo Branco. Um estudo que acabou por contar com a participação de mais 16 crianças que são acompanhadas pelos pais, avós ou amas. Numa tese intitulada “Relação precoce – implicações da qualidade da relação precoce no desenvolvimento pessoal e social da segunda infância”, Teresa Cardoso sublinha que “face ao contexto educativo actual, existe hoje uma maior atenção no que diz respeito a questões várias como a cidadania”. Actualmente, “desde cedo que as crianças são alertadas para factos sociais e culturais importantes”, algo que não acontecia anteriormente, refere a autora do estudo.
Esta tese “vai também no sentido de mostrar a importância de se sensibilizarem as crianças, o mais cedo possível”. Parente um autêntico “mundo bibliográfico” que fala sobre a criança e o processo de desenvolvimento cognitivo, social e físico desta, Teresa Cardoso apresentou algumas novidades. Na sua dissertação de mestrado, que conseguiu nota máxima por parte do júri, a investigadora refere que “as mães apresentam, cada vez mais, uma vida agitada”, pelo que “a fase educativa mais importante da criança é prestada, grosso modo, pelas avós e pelas creches”. Daí que uma das principais conclusões desta tese vá no sentido de “melhorar os cuidados e os serviços prestados pelas creches”, afirma Teresa Cardoso.
O trabalho teve como júri Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Maria da Graça Amaro Bidarra, professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Manuel Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior.