A educação na infância
foi um dos pontos em destaque nesta tese
|
Mestrado em
educação
Estudar as crianças
Analisar a ligação
entre os educadores de uma criança em idade precoce
e a personalidade desta em idade adulta foi um dos objectivos
da dissertação de mestrado em educação
apresentada na UBI.
|
Por Eduardo
Alves
|
|
|
Com a sociedade em mudança,
também a educação mostra sinais de
novas tendências, sobretudo, se for analisado o papel
da mulher e da mãe enquanto educadora primordial
da criança. Teresa Lígia Pereira Cardoso apresentou
um estudo onde se fala sobre a educação em
idade precoce, com destaque para a segunda infância
e a implicação que os conhecimentos e atitudes
transmitidos à criança, durante este período,
vão ter quando esta alcançar a fase adulta.
Para esta tese foram analisadas cerca de 56 crianças,
em várias escolas pré-primárias do
distrito de Castelo Branco. Um estudo que acabou por contar
com a participação de mais 16 crianças
que são acompanhadas pelos pais, avós ou amas.
Numa tese intitulada “Relação precoce
– implicações da qualidade da relação
precoce no desenvolvimento pessoal e social da segunda infância”,
Teresa Cardoso sublinha que “face ao contexto educativo
actual, existe hoje uma maior atenção no que
diz respeito a questões várias como a cidadania”.
Actualmente, “desde cedo que as crianças são
alertadas para factos sociais e culturais importantes”,
algo que não acontecia anteriormente, refere a autora
do estudo.
Esta tese “vai também no sentido de mostrar
a importância de se sensibilizarem as crianças,
o mais cedo possível”. Parente um autêntico
“mundo bibliográfico” que fala sobre
a criança e o processo de desenvolvimento cognitivo,
social e físico desta, Teresa Cardoso apresentou
algumas novidades. Na sua dissertação de mestrado,
que conseguiu nota máxima por parte do júri,
a investigadora refere que “as mães apresentam,
cada vez mais, uma vida agitada”, pelo que “a
fase educativa mais importante da criança é
prestada, grosso modo, pelas avós e pelas creches”.
Daí que uma das principais conclusões desta
tese vá no sentido de “melhorar os cuidados
e os serviços prestados pelas creches”, afirma
Teresa Cardoso.
O trabalho teve como júri Nicolau de Almeida Vasconcelos
Raposo, professor catedrático da Faculdade de Psicologia
e Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra, Maria da Graça Amaro Bidarra, professora
associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da
Educação da Universidade de Coimbra e Manuel
Joaquim da Silva Loureiro, professor associado da Universidade
da Beira Interior. |
|
|