Por Eduardo Alves


O cabeça de lista social-democrata, pelo círculo de Castelo Branco, visitou a Covilhã

O cabeça de lista do PSD por Castelo Branco às legislativas de 20 de Fevereiro, Morais Sarmento, anunciou, na passada terça-feira, 25 de Janeiro, que a electrificação da linha da Beira Baixa até à capital de distrito estará concluída em Maio. O anúncio foi feito durante uma viagem de comboio entre Lisboa e Castelo Branco, na qual participaram também os restantes candidatos sociais-democratas por aquele círculo eleitoral. Morais Sarmento lembra as promessas de "muitos ministros do PS" de que a electrificação da linha-férrea estaria concluída durante os governos de António Guterres, e afirmou que o actual governo não procurou que estas obras "fossem aceleradas para além do seu ritmo normal", "ao contrário do que outros terão feito noutros projectos (...) como na Central de Compostagem (de lixo) da Cova da Beira". O candidato social-democrata recuperava assim as críticas formuladas na passada semana a José Sócrates - secretário-geral do PS que concorre também por Castelo Branco -, que acusou de, enquanto ministro do Ambiente, ter inaugurado à pressa a Central, em 2001 devido às eleições autárquicas desse ano. Quanto às obras de electrificação da linha da Beira Baixa, apontou, "não estarão concluídas até 20 de Fevereiro, estarão prontas até Maio deste ano", altura em que "as pessoas que vivem em Castelo Branco terão já a linha de caminho de ferro electrificada até esta cidade". O projecto, disse, não se esgota na electrificação da linha até Castelo Branco, mas prosseguirá até à Covilhã e à Guarda, e representa um investimento total de 180 milhões de euros, dos quais já estão realizados, em obra, 80 milhões de euros. Todo o percurso até à Guarda estará concluído de acordo com o ritmo actual dos trabalhos, até Outubro de 2006, sublinhou. Na electrificação dos troços Castelo Branco-Covilhã e Covilhã- Guarda serão feitos investimentos de 50 milhões e 40 milhões de euros, respectivamente, assinalou. "Neste momento estamos adiantados cerca de um ano em relação à data inicialmente prevista, e isso deve-se não só ao bom trabalho da empresa mas também ao trabalho e esforço articulado entre o Governo e as autarquias locais", referiu. Das 300 passagens de nível sem guardas na linha da Beira Baixa já foram eliminadas 200 e as restantes 100 estão ser objecto de reanálise para depois poderem vir a ser eliminadas, de modo a permitir maior segurança, acrescentou. Esta melhoria na linha da Beira Baixa vai permitir que a viagem em comboios do tipo alfa pendular seja feita em 3 horas e 15 minutos, contra as actuais 4 horas e 20 minutos, realçou Morais Sarmento, que, ainda a nível de transportes, voltou a tecer duras críticas ao PS devido às suas posições relativas às portagens das SCUT (auto-estradas sem custos para os utilizadores).