O cabeça de
lista do PSD por Castelo Branco às legislativas
de 20 de Fevereiro, Morais Sarmento, anunciou, na passada
terça-feira, 25 de Janeiro, que a electrificação
da linha da Beira Baixa até à capital de
distrito estará concluída em Maio. O anúncio
foi feito durante uma viagem de comboio entre Lisboa e
Castelo Branco, na qual participaram também os
restantes candidatos sociais-democratas por aquele círculo
eleitoral. Morais Sarmento lembra as promessas de "muitos
ministros do PS" de que a electrificação
da linha-férrea estaria concluída durante
os governos de António Guterres, e afirmou que
o actual governo não procurou que estas obras "fossem
aceleradas para além do seu ritmo normal",
"ao contrário do que outros terão feito
noutros projectos (...) como na Central de Compostagem
(de lixo) da Cova da Beira". O candidato social-democrata
recuperava assim as críticas formuladas na passada
semana a José Sócrates - secretário-geral
do PS que concorre também por Castelo Branco -,
que acusou de, enquanto ministro do Ambiente, ter inaugurado
à pressa a Central, em 2001 devido às eleições
autárquicas desse ano. Quanto às obras de
electrificação da linha da Beira Baixa,
apontou, "não estarão concluídas
até 20 de Fevereiro, estarão prontas até
Maio deste ano", altura em que "as pessoas que
vivem em Castelo Branco terão já a linha
de caminho de ferro electrificada até esta cidade".
O projecto, disse, não se esgota na electrificação
da linha até Castelo Branco, mas prosseguirá
até à Covilhã e à Guarda,
e representa um investimento total de 180 milhões
de euros, dos quais já estão realizados,
em obra, 80 milhões de euros. Todo o percurso até
à Guarda estará concluído de acordo
com o ritmo actual dos trabalhos, até Outubro de
2006, sublinhou. Na electrificação dos troços
Castelo Branco-Covilhã e Covilhã- Guarda
serão feitos investimentos de 50 milhões
e 40 milhões de euros, respectivamente, assinalou.
"Neste momento estamos adiantados cerca de um ano
em relação à data inicialmente prevista,
e isso deve-se não só ao bom trabalho da
empresa mas também ao trabalho e esforço
articulado entre o Governo e as autarquias locais",
referiu. Das 300 passagens de nível sem guardas
na linha da Beira Baixa já foram eliminadas 200
e as restantes 100 estão ser objecto de reanálise
para depois poderem vir a ser eliminadas, de modo a permitir
maior segurança, acrescentou. Esta melhoria na
linha da Beira Baixa vai permitir que a viagem em comboios
do tipo alfa pendular seja feita em 3 horas e 15 minutos,
contra as actuais 4 horas e 20 minutos, realçou
Morais Sarmento, que, ainda a nível de transportes,
voltou a tecer duras críticas ao PS devido às
suas posições relativas às portagens
das SCUT (auto-estradas sem custos para os utilizadores).
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