A mostra de produtos decorreu no Museu de Laníficios da UBI
Aposta no têxtil
ANIL quer criar empresa para gerir marca Montneve

Os responsáveis da ANIL querem criar uma empresa que possa gerir e comercializar a marca Monteneve. Uma “etiqueta” que pretende diferenciar e identificar os produtos “made in” Covilhã.


Por Claúdia Carvalho


A direcção da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) pretende criar uma empresa gestora da marca "Montneve". O objectivo da marca, apresentada ao público em Julho, é o servir de identificador comum para os produtos do concelho da Covilhã.
A marca "Montneve" foi criada no âmbito da Rede para o Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã (ReADAPT), financiada pelo programa comunitário "Equal" e que envolve diversas entidades do concelho. "Agora pretendemos ter uma empresa ou cooperativa que possa gerir e comercializar os produtos de lanifícios e vestuário que ostentem a marca", salienta José Robalo, presidente da direcção da ANIL.
Para o efeito, foi apresentada uma nova candidatura específica ao programa "Equal". "Queremos mostrar aos nossos parceiros nacionais e internacionais que a marca tem pernas para andar", realça aquele responsável.
A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu uma apresentação em forma de passagem de modelos, organizada pela Central Models. O Museu de Lanifícios serviu de palco para que nomes conhecidos do mundo da moda nacional mostrassem a várias dezenas de pessoas as mais recentes produções regionais. "Queremos evoluir para outros produtos, mas sempre em torno da imagem da Serra da Estrela", refere José Robalo, no decorrer deste evento.
Desde a fábrica à comercialização, a marca "Montneve" é apontada como "um passo importante para dar notoriedade aos produtos da Covilhã". O projecto envolve a Câmara da Covilhã, a ANIL, a UBI e os centros de formação da indústria de lanifícios e vestuário que funcionam na “cidade neve” (CILAN e CIVEC), por onde já passaram quase quatro dezenas de protótipos de peças de roupa, e de onde saíram os exemplares a apresentar na passagem de modelos de hoje.
O projecto ReADPT, apoiado com 748 mil euros pelo programa comunitário "Equal", foi dividido em quatro áreas: criação de um observatório social coordenado pela UBI, criação de um "cluster" industrial dinamizado pela ANIL e pelos centros de formação, desenvolvimento de produtos em parceria e promoção da marca "Montneve".