Numa altura em que
os sistemas universitários se deparam com os eventuais
efeitos da Declaração de Bolonha, Claude
Beauchamp, professor de Ciências sociais da Universidade
de Laval do Québec, veio a Universidade da Beira
Interior (UBI), proferir uma conferência intitulada
“Sistemas Universitários Comparados”.
Esta conferência realizou-se na passada terça-feira
e teve como principal objectivo apresentar o sistema de
ensino superior que vigora no Québec (Canadá)
de forma a estabelecer uma comparação com
o ensino português.
Desde 1960 que o Estado canadiano visa inculcar uma democratização
do ensino permitindo o acesso de todos os alunos sejam
eles, ricos ou pobres ao Superior. Inspirado no sistema
francês o ensino canadiano marca uma confluência
da cultura europeia e americana.
Segundo Claude Beauchamp uma das grandes diferenças
que se verifica entre o ensino praticado no Québec
em relação ao sistema europeu é o
facto de existir na Europa uma dispersão do ensino
em vários institutos politécnicos. Tal situação
não se constata no Canadá uma vez que os
estudos depois do secundário se concentram essencialmente
na Universidade. Isto fica patente na medida em que a
Universidade de Laval no Québec conta com a inscrição
de 37 mil alunos. Para o docente canadiano “tudo
passa pela universidade”, sendo este um espaço
que prepara os jovens não só a nível
dos conhecimentos teóricos, mas também para
fazer face aos problemas que surgem na vida quotidiana.
Esta visão pragmática do ensino altamente
influenciada pelo sistema americano configura-se como
um dos principais objectivos do programa de Bolonha que
entrará brevemente em vigor no panorama europeu,
incluindo Portugal.
Este programa apresenta-se segundo as afirmações
de Claude Beauchamp como “uma solução
para exaltar o espírito da comunidade europeia
no domínio do ensino superior”. O docente
ainda salienta que “ esta globalização
do ensino superior” será uma mais valia no
sentido de favorecer o deslocamento dos alunos e professores
pelas várias universidades europeias, facilitando
deste modo o intercâmbio de conhecimentos.
Esta conferência constituiu assim numa reflexão
sobre as transformações que se avizinham
para o ensino superior, dando a conhecer aos que presenciaram
nesta conferência as características dos
métodos de ensino praticados em terras canadianas.
|