“Motivação
e compreensão na leitura – Estudo exploratório
de uma experiência no ensino integrado entre a disciplina
de Língua Portuguesa e Ciências Naturais”
é o título da dissertação
de mestrado da agora mestre Lucília Venâncio,
apresentada dia 5 de Novembro na Universidade da Beira
Interior, aprovada com a classificação de
muito bom.
Como os alunos raramente lêem e quando o fazem enfrentam
grandes dificuldades na compreensão do que estão
a ler, Lucília Venâncio resolveu efectuar
um estudo exploratório e integrado com as disciplinas
de Português e de Ciências Naturais, de maneira
a motivar e a ensinar os alunos a compreender a leitura.
Para motivar e ajudar a compreender a leitura Lucília
sugere técnicas de leitura e a aplicação
de modelos que permitam aumentar a auto-eficácia
e a auto-estima dos alunos. Ensinar a compreender o sentido
e o significado das palavras pelo contexto onde se inserem,
evitando assim o uso excessivo do dicionário é
uma das técnicas que a dissertação
de mestrado apresentada defende.
Outra maneira de motivar os alunos para a leitura é
o usar textos que lhe despertem interesse e curiosidade.
“Se os alunos não gostarem do que estão
a ler de certeza não vão compreender”
defende Lucília. Assim no estudo realizado para
a sua tese de mestrado procurou sugerir livros e textos
que despertassem o interesse dos alunos, sendo estes a
escolher os textos que leram, dos muito sugeridos.
O estudo para a dissertação de mestrado
foi realizado durante um ano com uma turma do 7º
ano nas disciplinas de Português e de Ciências
Naturais, para explorar dois tipos de textos, os narrativos
e os explicativos.
Deste estudo resultou a sua tese que o júri considerou
um “trabalho bem estruturado e desenvolvido com
um fio condutor.”. Professor Malaca Casteleiro,
arguente da tese, destacou ainda o lado meritório
da dissertação “ que de forma sintética
consegue reunir décadas de estudo nesta área.”
|