Por João Simão


A falta de leitura é uma das questões levantadas por esta tese

“Motivação e compreensão na leitura – Estudo exploratório de uma experiência no ensino integrado entre a disciplina de Língua Portuguesa e Ciências Naturais” é o título da dissertação de mestrado da agora mestre Lucília Venâncio, apresentada dia 5 de Novembro na Universidade da Beira Interior, aprovada com a classificação de muito bom.
Como os alunos raramente lêem e quando o fazem enfrentam grandes dificuldades na compreensão do que estão a ler, Lucília Venâncio resolveu efectuar um estudo exploratório e integrado com as disciplinas de Português e de Ciências Naturais, de maneira a motivar e a ensinar os alunos a compreender a leitura.
Para motivar e ajudar a compreender a leitura Lucília sugere técnicas de leitura e a aplicação de modelos que permitam aumentar a auto-eficácia e a auto-estima dos alunos. Ensinar a compreender o sentido e o significado das palavras pelo contexto onde se inserem, evitando assim o uso excessivo do dicionário é uma das técnicas que a dissertação de mestrado apresentada defende.
Outra maneira de motivar os alunos para a leitura é o usar textos que lhe despertem interesse e curiosidade. “Se os alunos não gostarem do que estão a ler de certeza não vão compreender” defende Lucília. Assim no estudo realizado para a sua tese de mestrado procurou sugerir livros e textos que despertassem o interesse dos alunos, sendo estes a escolher os textos que leram, dos muito sugeridos.
O estudo para a dissertação de mestrado foi realizado durante um ano com uma turma do 7º ano nas disciplinas de Português e de Ciências Naturais, para explorar dois tipos de textos, os narrativos e os explicativos.
Deste estudo resultou a sua tese que o júri considerou um “trabalho bem estruturado e desenvolvido com um fio condutor.”. Professor Malaca Casteleiro, arguente da tese, destacou ainda o lado meritório da dissertação “ que de forma sintética consegue reunir décadas de estudo nesta área.”