Esta peça é constituída
por um dos dois textos que integram o denominado Projecto
Koltés
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Fábulas
em cena
Um estrangeiro de noite
na floresta
Um “estrangeiro”
mergulha na sua solidão e fala compulsivamente.
“A noite mesmo antes das florestas” foi mais
um espectáculo integrado no Festival Y.
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Por Susana
Luz
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Integrada no Festival
Y, a sessão Y Outras Formas, constituída por
cinco espectáculos iniciou-se no passado dia 2 de
Novembro no Teatro-Cine, com a peça de teatro “A
noite mesmo antes das florestas”.
Levada ao palco pela companhia Trimagisto, esta peça
foi inspirada num dos dois textos correspondentes ao longo
monólogo publicado em 1997 pelo dramaturgo francês
Bernard-Marie Koltès, cujo título se manteve
igual. A criação é de Jorge Parente
e Nuno Coelho, este último também o intérprete.
A peça começa sem se dar conta: um homem entra,
dispõe partituras e algumas garrafas de água
pelo chão e senta-se ao fundo a observar; entra outro
homem, encasacado, de gorro e de mochila às costas,
pousa a mochila, tira de lá os seus papéis,
tenta organizá-los e dispô-los nas diferentes
partituras, começa a tentar seguir um papel enquanto
coloca outros no chão e começa então
a falar, para se calar só 75 minutos depois. Fala
para quem o quer ouvir, fala do mundo para o mundo, pois
diferencia-se deste. Ele é um “estrangeiro”.
Conta-nos histórias suas que tocam em temas como
o racismo, a xenofobia, o amor, a solidão, o selvagem,
enquanto esbarra em imagens, lugares, pessoas esquecidas
e pálidas sensações que emergem das
profundezas de sua memória, crivadas de angústia
e de revolta.
A plateia era reduzida, de cerca de trinta pessoas, mas
interessada. De qualquer forma, essa mesma plateia não
poderia ser muito maior, pois tudo ocorreu em cima do palco:
o público estava sentado em cadeiras mesmo ao nível
do actor, sendo o cenário o próprio backstage
de cortinas fechadas para o exterior, ao qual acrescentaram
um piano e um andaime.
No final da peça ficou a sensação de
faltarem as outras formas, pois esta reduziu-se a uma única
técnica, o teatro, embora que experimental. O espectáculo
não surpreendeu, mas não deixou de embalar
o público pela sua característica de fábula. |
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