O Departamento de Gestão
e Economia da UBI (DGE) organizou, na passada semana,
o II Seminário Internacional da Rede AlfaPlanGies,
na qual a UBI está inserida. Este seminário
teve como objectivo debater, entre investigadores das
oito universidades, o desenvolvimento sustentável
através de três abordagens: conceptualização
do conceito, quais os desafios que este impõe à
Universidade e como reorganizar a gestão estratégica
da Universidade.
A escolha da UBI para participar na Rede Alfa para acolher
e organizar este seminário deveu-se, segundo Alcino
Pinto Couto, professor do DGE e Coordenador Local da Rede
Alfa, "ao reconhecimento implícito de que
existe capacidade de organização e de investigação",
por parte do Coordenador Internacional desta rede.
Com este encontro da Rede Alfa foi possível criar
a base teórica que irá permitir que se criem
os instrumentos operacionais que permitam reorganizar
a gestão estratégica da Universidade, tendo
em conta os desafios que o desenvolvimento estratégico
coloca. A discussão desta questão foi remetida
para o III Seminário Internacional, a realizar
em Marão, na Costa Rica.
Desenvolvimento sustentável
Segundo Alcino Couto, "o desenvolvimento sustentável
impõe uma reorganização do conhecimento
numa base completamente distinta daquilo que tem sido
feito até agora. Não é possível,
hoje, ser abordado exclusivamente pela perspectiva do
engenheiro, do economista ou de uma outra área
específica. Implica, fundamentalmente, uma integração
de conhecimentos interdisciplinares."
Por outro lado, torna-se necessário esclarecer
que o conceito de desenvolvimento sustentável não
se limita à questão do crescimento económico,
mas que também abrange variáveis de natureza
social e de natureza ambiental.
Aqui se levantam várias questões, que foram
discutidas neste seminário internacional de investigadores.
Como terá a Universidade que reorganizar o conhecimento
que produz? Quais as implicações nos centros
de investigação?
Perante estas incógnitas, torna-se necessário
cruzar conhecimentos, criar equipas multidisciplinares,
ensinar, tanto na componente de ciência e tecnologia,
como na componente educacional, de uma educação
para a compreensão do desenvolvimento sustentável.
Por outro lado, os investigadores consideram “essencial”
elaborar um novo contrato social entre a Universidade
e a Comunidade.
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