Trifásico é uma das peças a subir ao palco neste ciclo cultural
XV Festival Internacional de Teatro da Guarda
Variedade caracteriza iniciativa

Até 14 de Outubro, a Guarda recebe o XV Festival Internacional de Teatro, onde participam dez companhias de teatro portuguesas e espanholas, estando a organização a cargo da Câmara Municipal da Guarda e do Aquilo Teatro CRL.


Por Mónica Domingos


Esta semana será recheada em espectáculos teatrais, começando hoje, terça-feira, com “Nos cabelos da loucura” pela associação Karnart. Amanhã, quarta, será a vez de “666” pela companhia Yllana (Espanha) subir ao palco. Para quinta-feira estão reservadas as “Pedras Rolantes” pelas Magníficas Produções e sexta feira será a vez de “SudWestern” por Edgar Pêra. No sábado terá lugar “Extracelestes” pela Spasmo Teatro (Espanha), no domingo, o conhecido “Trifásico” de Paulo Matos e finalmente na segunda, pela famosa companhia Chapitô, a peça “Talvez Camões”.
Após os espectáculos, que vão decorrer no auditório da Câmara Municipal, vai funcionar também o Café Concerto, um espaço onde se pode assistir a pequenos espectáculos no final da noite.
Paralelo a este festival de teatro encontram-se a decorrer exposições, acções de formação, projecções de vídeo e ainda palestras, que tem com tema nuclear o teatro.
Desde o passado dia 6 até ao próximo dia 30 encontra-se a decorrer na Biblioteca Municipal a apresentação de Teatros de Papel a cargo da Turamba- Teatro de Marionetas, com um conjunto de teatrinhos de papel: bocas de cena, cenário e personagens do séc. XVIII ao XX.
No passado dia 2 iniciou-se uma exposição de pintura e escultura e ainda um concurso de Arte Contemporânea para jovens criadores.
Este será assim um mês recheado de manifestações culturais, a receber mais uma vez o festival internacional de teatro, que este ano prima pela variedade e diversidade de produções desde o drama à comédia.