Num estudo realizado
no Reino Unido há dez anos, constatou-se que as
matérias leccionadas nos programas escolares contribuíam
para a escolha de determinadas disciplinas. A Física,
com uma forte componente técnica e matemática,
não vinha conseguindo aliciar o número de
alunos suficientes, uma situação que agora
se regista em Portugal.
Guida Isabel Morão Ferreira da Silva decidiu estudar
de forma aprofundada esta matéria e conseguiu elaborar
uma tese de mestrado sobre o assunto em causa. Das principais
conclusões que a autora conseguiu retirar do trabalho,
destaque para o facto de a Física das Partículas
ser uma matéria que recolhe grande atenção
por parte dos alunos. Daí que Guida Silva defenda
a integração desta disciplina nos currículos
do Ensino Secundário. Uma forma de cativar alunos
para a Física e para todas as componentes académicas
deste campo de saberes. Para além desta introdução,
o tese que obteve a nota de Muito Bom, apresenta ainda
a sequência e forma de apresentação
deste tipo de matérias, aos alunos.
Estiveram presentes no júri João Pinheiro
da Providência e Costa, professor catedrático
da Universidade da Beira Interior, Maria Margarida Nesbitt
Rebelo da Silva, professora auxiliar do Instituto Superior
Técnico da Universidade Técnica de Lisboa
e arguente neste mestrado e Paulo André Paiva Parada,
professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.
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