Jornadas de Turismo
Propostas para inovar

”À descoberta das terras de mistério” foi o mote sugestivo das jornadas que pretenderam ver as novas possibilidades do turismo do Fundão.

Por Daniel Sousa e Silva


A localidade histórica de Alpedrinha acolheu as primeiras Jornadas de Turismo do Fundão, um evento incluído no programa da “Semana da Cereja”, numa organização conjunta da Fundão Turismo e da Câmara Municipal do Fundão, nos passados dias 24 e 25 de Junho.
O evento dividiu-se em cinco painéis, a saber: “A Tese”, “O Território”, “As populações”, “O Investimento” e “A Comunicação”. O orador do primeiro painel, José Gil Duarte, em representação da RDPE – Desenvolvimento de Projectos Empresariais, empresa que elaborou o Plano Estratégico de Turismo do Fundão e apoia a Câmara na sua implementação, apresentou o seu plano, lançando as bases, não só para os restantes painéis, mas também para um momento de debate, em que participaram, sob moderação de Cristina Siza Vieira, directora Geral do Turismo, Rui Valente, em representação do Secretário de Estado do Turismo, e Francisco Pegado, director Regional de Economia do Centro.
No segundo painel, “O Território”, Jesus Galindo, representante da Consejería de Turismo de Múrcia, deu a conhecer a estratégia de desenvolvimento turístico adoptada naquela província espanhola, que tem vindo a gerar resultados positivos em termos de crescimento da procura turística e de ordenamento do território. Estes dois pontos da sua estratégia estão em confluência com o Plano Estratégico de Turismo do Fundão.
“As Pessoas”, o terceiro painel, foi apresentado por Aida Valadas de Lima, socióloga, que defendeu a importância da participação das pessoas no modelo de desenvolvimento seguido pelo Município do Fundão, advertindo para o facto de ser necessário, num concelho eminentemente rural, encontrar o equilíbrio na dicotomia ruralidade-urbanidade.

Potencial cultural e arquitectónico

No debate seguinte participaram Joaquim Luís Alcoforado, director Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que manifestou o agrado por verificar que o Plano Estratégico de Turismo do Fundão é um projecto “de e para as pessoas. Maria Calado, da Universidade Técnica de Lisboa, reiterou a opinião de que se trata de um território “muito rico em património cultural e arquitectónico”, mas que “agora é necessário, com o apoio pessoas, transformar esse património num produto turístico interessante”.
No quarto painel, “O Investimento”, Paulo Fernandes, vereador da Câmara do Fundão, explicou de que forma o executivo municipal tem vindo a alicerçar a sua política de desenvolvimento na potenciação dos recursos endógenos, salientando que é o único caminho possível para a sustentabilidade.
O último painel, “A Comunicação”, contou com intervenções de Maria João Vasconcelos, da Brandia, entidade responsável pela promoção da campanha “Cereja do Fundão, o Fruto da nossa Selecção”, que salientou a importância da comunicação enquanto “instrumento de posicionamento do produto na mente do consumidor”, referindo também a importância da criação de marcas, enquanto “elementos distintivos e diferenciadores”.
No encerramento dos trabalhos, Paulo Fernandes, considerou que o evento “foi um sucesso, quer pela qualidade das intervenções, quer pelo interesse que suscitou na população local”, reiterando a intenção da autarquia fundanense de reforçar a sua aposta no vector do turismo como instrumento de desenvolvimento económico e social do concelho.


 


Os visitantes tiveram uma oportunidade de conhecer o ambiente