Mestrado em
Educação
Perspectivas sobre a melhor forma de educar
Sílvia Maria
Marques Rodrigues defendeu uma tese em que se falou de
liberalismo, comunitarismo e educação cívico-moral.
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Por Daniel Sousa e Silva
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“A Educação Cívico-Moral Entre
Liberalismo e Comunitarismo: Contexto, Discurso e Perspectivas”
é o título da tese de mestrado em educação
defendida na passada sexta feira, 4, por Silvia Rodrigues,
tendo como objectivo “analisar os problemas emergentes
na sociedade contemporânea, a construção
de uma cultura cívica comum como base da convivência
pacífica entre diferentes”. A análise
dos “pressupostos e as teses fundamentais do liberalismo
e comunitarismo, tendo em conta a educação
cívico-moral e a vivência nas sociedades
multiculturais”, bem como a procura de “uma
posição moralmente e politicamente integradora,
na perspectiva de uma sociedade intercultural, com especial
realce para os direitos humanos” foram outros temas
orientadores da investigação de Sílvia
Rodrigues.
A agora mestre conclui que se torna importante estabelecer
“um espaço de complementaridade e cooperação
entre as distintas concepções, pois a realidade
não se esgota nem pode reduzir-se a nenhum destes
pontos de vista. É em parte liberal e em parte
comunitária, incorpora o melhor de ambas perspectivas,
respeita a autonomia do indivíduo e permanece atenta
ao meio cultural”.
Silvia Rodrigues adianta ainda que “a perspectiva
proposta permite uma compreensão mais ampla e articulada
entre as diversas concepções, já
que é importante responder à globalização
hegemónica e o aprofundamento dos valores democráticos.
A aposta no ideal intercultural aparece como uma forma
de conseguir promover valores importantes em educação”,
completa.
As principais dificuldades na elaboração
da tese decorreram “da bibliografia escassa presente
na biblioteca da Universidade”, lamentou.
O arguente da prova foi Luís Miguel Santos Sebastião,
professor auxiliar da Universidade de Évora. O
restante júri foi Maria Luís Frazão
Rodrigues Branco, professora auxiliar da Universidade
da Beira Interior, e Manuel Gonçalves Barbosa,
professor auxiliar da Universidade do Minho, orientador
da tese. Silvia Rodrigues teceu elogios à orientação
de Manuel Barbosa, considerando-a importante, “quer
em termos de crítica quer em termos de sugestão
e disponibilização de obras necessárias
ao desenvolvimento do trabalho”.
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