Futuro intercâmbio
UBI é exemplo a seguir

Professores da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, procuram na UBI um modelo para adoptarem em Moçambique.

Por João Simão


O website da UBI foi o ponto de partida para uma visita de três professores moçambicanos às infra-estruturas da universidade covilhanense. Procuravam uma instituição que aliasse a aprendizagem teórica à prática, um modelo que pretendem seguir.
Inocente Vasco, da Universidade de Maputo, confessou-se "bastante impressionado" com a UBI. Depois de terem já visitado outras universidades portuguesas, foi a UBI a que mais os agradou, "especialmente o CREA (Centro de Recursos Ensino Aprendizagem) com todas as suas possibilidades práticas em termos de jornalismo, particularmente com a edição de imagem e de som", explica.
Esta visita tinha dois objectivos, ver o exemplo da UBI e criar laços para um futuro protocolo entre as duas Universidades. Depois de visitarem todos os departamentos, os docentes da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, mostraram interesse em criarem um Centro de Recursos Ensino-Aprendizagem, e em seguir os modelos práticos da Universidade da Beira Interior.
Depois desta visita ficou o desejo de uma cooperação entre as duas universidades. A UBI receberia professores moçambicanos com o objectivo de estes tirarem mestrados ou doutoramentos, e servia ainda como modelo para infra-estruturas e currículos na Universidade Eduardo Mondlane.
Em Moçambique estes docentes irão realizar um relatório sobre a visita à UBI, e caso este seja aprovado pela administração da Universidade de Maputo, estão abertas as portas para uma futura parceria.