Teatro do Ser trouxe peça interactiva
“O caso d'o meu caso”
Autores, actores e público em cena

Uma peça diferente que vive da interacção dos actores com o público.


Por Marta Nogueira


Na passada quarta-feira, dia 17, a peça "O caso d'o meu caso" subiu ao palco do Teatro Cine, na Covilhã. O Teatro do Ser, grupo de teatro da Universidade Nova de Lisboa, trouxe uma peça algo diferente ao VIII ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.
Os espectadores ficaram surpreendidos quando logo no início foram abordados por um dos actores que pedia dez cêntimos para comprar uma cadeira de rodas para a sua mulher paralítica. Entretanto, outro actor sentado entre o público levanta-se revoltado por a peça ainda não ter começado. E é assim que, durante uma hora e meia, o público ainda confuso participa na peça.
"Achei a ideia engraçada. Os actores vinham de vários sítios e houve pequenos pormenores muito bem conseguidos", avalia Mário Gomes. O encenador e também actor da peça, Jorge Almeida, justifica a importância da interactividade com o público por este ser uma parte integrante do teatro. "Devemos-lhe existência, trabalhamos para ele e quisemos que ele fizesse parte do nosso espaço", sublinha.
"O caso d'o meu caso" é uma história que se desenrola à volta do próprio teatro e que conclui que nada tem um caso, nem o próprio teatro. "É uma redundância que não origina nada. O caso nunca é nada; nem o desconhecido tem um caso", explicava Jorge Almeida.
A peça é uma adaptação de "O meu caso" de José Régio e é inspirada em "O Público" de Garcia Lorca e "O público em cena" de Almada Negreiros. Três autores de períodos diferentes, mas com a veia do surrealismo. Tal como nos espectáculos anteriores, no final da peça o público dirigiu-se às urnas onde colocou o seu voto sobre o que viu.
A noite acabou com a já habitual tertúlia entre os elementos do Teatro do Ser e o próprio público, onde se trocaram ideias sobre o teatro.