Por João Simão


O CEA está há 2 anos na Covilhã

Os deuses do Olimpo, Eros e a Psique, foram os temas das conferências organizadas pelo Centro de Estudos do Auto-conhecimento (CEA) realizadas dias 17 e 18 no auditório da ANIL.
Com base nos 12 principais deuses gregos o CEA explica os comportamentos humanos. Esta instituição acredita que os deuses já viveram no meio dos Homens ensinando-os e ajudando-os. Muitas das nossas actuais características são resultado dessa convivência e ensinamento.
O pouco público que assistiu às conferências é habitual, uma vez que estas "são pouco apelativas para a maioria das pessoas. O ter pouca gente é normal, mas gostaríamos de ter mais, e é para isso que damos estas conferências públicas" esclarece a organização.
No auditório, Adélia, de 20 anos, assistia com interesse às conferências.
Para ela "a mitologia grega é muito interessante e esta é uma boa oportunidade para aprender mais sobre o seu simbolismo" explica. Afirma não ser católica nem ter religião mas que o simbolismo mitológico a ajuda muito a conhecer-se.
O CEA está há dois anos na Covilhã, e é uma instituição internacional com o objectivo de estudar o ser humano nas suas manifestações culturais, sociológicas, psicológicas, filosóficas e antropológicas. O CEA funciona com associados que têm formação no Centro de Estudos, mediante o pagamento de uma mensalidade de 15 euros por mês.
Estão previstas conferências organizadas pelo CEA de dois em dois meses, como forma de mostrar o trabalho realizado na instituição.