Mestrado em
Ensino da Matemática
“Matemática pode ser simples”
Pedro José Arrifano
Tadeu apresentou uma tese em que fez a combinação
de conceitos matemáticos simples e complexos.
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Por Daniel Sousa e Silva
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“Inversa de Moore-Penrose; Matrizes Circulantes
e Aplicações à Geometria” é
o nome da tese de mestrado em Ensino da Matemática
defendida por Pedro Tadeu, na passada quinta feira, 26.
Aprovada com a avaliação de “Muito
Bom” pelo júri, a tese de Pedro Tadeu “envolve
conceitos simples, como matrizes, triângulos ou
rectângulos e outros conceitos mais complexos (inversa
de Moore-Penrose) utilizados de forma a se fazer uma espécie
de «mix», no sentido de, a nível geométrico,
se conseguir obter quadrados circulantes, pirâmides
circulantes e polígonos circulantes”, explica.
O sucesso é justificado por Pedro Tadeu “com
um pouco de trabalho e ajuda do professor Vitória”
(orientador de mestrado), que, no seu entender, “é
o melhor professor que já encontrei em toda a minha
vida”.
As conclusões que alcançou são, no
seu entender, “satisfatórias”. A distância
foi um dos problemas mais difíceis de superar na
preparação da tese, uma vez que Pedro Tadeu
é docente no Instituto Politécnico de Bragança
e teve de se deslocar semanalmente a Coimbra. “Uma
viagem de 4h e 30 m”, relembra.
A arguente da prova foi Maria Cecília Rosas Pereira
Peixoto da Costa.
O júri foi constituído por José da
Silva Lourenço Vitória, professor catedrático
da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
de Coimbra, Mohammad Rostami, professor associado da Universidade
da Beira Interior e Maria Cecília Rosas Pereira
Peixoto da Costa, professora auxiliar da Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro.
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