Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


A NaturTejo assinou um protocolo de colaboração com a empresa João Lagos Sports-PAD

A Naturtejo - Empresa Municipal de promoção turística que integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa, foi apresentada públicamente na quinta-feira, 22, na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios Natureza e Tejo, salienta que o objectivo desta nova empresa é "dar corpo a um grande projecto turístico com capacidade de realização e de movimentação de pessoas nas nossas terras, sendo esta uma aposta estratégica para a promoção desta iniciativa, pelo que estamos a
criar os instrumentos adequados para a concretização deste objectivo a que nos propusemos, não esquecendo as infra-estruturas que já existem, restando agora concertar estratégias e potenciá-las".
A concluir, bastante empolgado, o edil albicastrense salientou que "este é um desafio e uma aposta não só para as Câmaras Municipais, como também para os empresários turísticos, sendo estes um importante contributo para o sucesso deste empreendimento".
Sendo a promoção do turismo e da economia destes concelhos da Beira Baixa e do Alto Alentejo, uma das "grandes alavancas" dos seus autarcas, o empenho e o trabalho da Naturtejo já começou a dar os seus frutos. Assim e como "pontapé de saída", foi assinado um protocolo com a empresa João Lagos Sports-PAD, formalizando a 66ª edição da Volta a Portugal em bicicleta com início nas Termas de Monfortinho.
A propósito deste evento, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha considera-o "importante" porque "sabemos que o País vai estar atento à nossa região, sendo esta iniciativa uma boa oportunidade para podermos divulgar todo o rico património histórico desta zona raiana".
A Naturtejo, além de promover, em conjunto, a região abrangida pelos seis municípios, a associação definiu objectivos de investimento em várias áreas. No que respeita à hotelaria, a aposta é duplicar o número de camas (actualmente 2500), nos próximos quatro a cinco anos.Tendo como traço comum o Tejo, com 100 quilómetros navegáveis, a meta é concretizar programas de desenvolvimento em diversos domínios. Já existem alguns casos de investimento, como o golfe, as termas ou o projecto Ciência Viva.
Nascida do espírito de união e de partilha de objectivos a Naturtejo é uma empresa de capitais públicos e privados, destinada a promover o turismo da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, uma vasta região que possui potencial para proporcionar a todos os visitantes ofertas turísticas de grande qualidade, seja qual for o seu interesse. O invejável património histórico, cultural e natural, conjugado com as excelentes infra-estruturas, garantem que a aposta na Naturtejo
esteja ganha à partida.