Desde que passou a hospital-empresa, o Centro Hospitalar da Cova da Beira melhorou a produção
Modelo empresarial com sucesso
Centro Hospitalar mais produtivo em 2003

Na condição de hospital-empresa, o Centro Hospitalar da Cova da Beira é mais produtivo. É essa a conclusão do Ministério da Saúde ao comparar os dados de 2003 em relação ao ano anterior. Para Miguel Castelo Branco, o balanço é positivo.


Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


O serviço no Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) tornou-se mais eficiente no último ano, quando comparado com o ano anterior, desde que é gerido como uma unidade empresarial. É esta a conclusão a que se chega ao analisar os dados divulgados pelo Ministério da Saúde relativos ao primeiro ano de funcionamento dos hospitais-empresa.
À semelhança de quase todas as unidades hospitalares que adoptaram o mesmo modelo de gestão, e tal como se verifica no panorama geral, o CHCB aumentou a produção em todas as áreas que constam no relatório.
As intervenções cirúrgicas são o sector onde esse aumento foi mais significativo. No periodo em análise, de Janeiro a Outubro de 2003, comparando com o período homólogo de 2002, a realização de cirurgias aumentou 30 por cento. Passou-se das 2165 para as 2820. Isto em cirurgias programadas, urgentes e ambulatórias, já que as que integram as listas de espera são à parte.
O número de consultas, de acordo com os mesmos dados, também teve um acréscimo de 18 por cento. Passou de 58 mil 337 para 69 mil e 94. Se atendermos aos resultados do hospital de dia a diferença é de 14,7 por cento. Em vez dos 4 mil 719 casos passou-se a dar resposta a 5 mil 411.
Os atendimentos no serviço de urgência registaram igualmente uma subida, de 3 por cento. Até Outubro de 2002 foram atendidos 111 mil 902 utentes e no ano passado 115 mil 196. Nos internamentos deu-se também resposta a mais alguns casos. De 10 mil 986 doentes passou-se para 11mil e 92.
Segundo Miguel Castelo Branco estes resultados reflectem a "consciencialização interiorizada pelos funcionários da necessidade que o hospital tem em responder às necessidades de forma adequada". "Há um envolvimento a todos os níveis de todos os profissionais da casa para que possamos cumprir os nossos objectivos", sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHCB.
Miguel Castelo Branco faz um balanço "francamento positivo" do último ano e frisa que o novo modelo trouxe uma "autonomia bastante maior do ponto de vista da gestão" e "responsabilização". Para o administrador, actualmente, "é mais fácil afinar os números que é preciso ter com celeridade para ajudar na gestão".
Na opinião do Ministério da Saúde o novo sistema de gestão visa melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes e também o aumento de eficiência na gestão. Para além disso o Governo salienta ainda a maior transparência dos hospitais-empresa. No relatório onde faz a divulgação dos resultados esta entidade destaca que, se considerarmos a totalidade das unidades de saúde do País nestas condições, os custos estão 5,9 por cento abaixo do orçamento.