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Novo túnel permite andar mais rápido na Gardunha

Luz verde ao trânsito no novo Túnel da Gardunha. A inauguração decorreu no passado dia 19. Com esta nova infra-estrutura, a Serra passa a ser atravessada por quatro vias, duas em cada sentido, e a uma velocidade de 80 quilómetros por hora.

João Alves
NC / Urbi et Orbi


Foi, tal como o seu "vizinho" do lado, uma obra ambicionada durante muitos anos pelas gentes das beiras. Mas bastou um "clik", num rato de um computador, para que o semáforo que antecede o segundo Túnel da Gardunha passasse a verde e, assim, os condutores começassem a circular naquela infra-estrutura. O acto simbólico foi dado pela Governadora Civil de Castelo Branco, Maria Manuela Costa, a partir do Centro de Controlo de Tráfego da Lardosa, na passada sexta-feira, 19, altura em que o Túnel II da Gardunha abriu à circulação.
Recorde-se que as obras de perfuração da Serra da Gardunha iniciaram-se em Setembro de 2001, na freguesia de Alpedrinha (a Sul), e em Novembro, na ala norte, na freguesia de Alcongosta. No ano passado foi assinalada a junção entre os dois rasgos e agora, a obra abriu ao trânsito.
Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros, que dá à A23 um túnel em cada sentido, quando até agora a circulação se fazia apenas a partir de um, com uma faixa de rodagem em cada sentido.
Este Túnel II situa-se a nascente e é sensivelmente paralelo ao que já existia anteriormente, a seu lado, e que funciona há já alguns anos, desde 1997. Com esta nova infra-estrutura, o atravessamento da Gardunha passará a ser feito em quatro faixas de rodagem, duas em cada túnel. A novo túnel tem, de extensão, 1600 metros, e está afastada entre 40 e 75 metros do túnel que tem a seu lado. Porém, existem galerias transversais de ligação entre os dois túneis, três pedonais e uma de veículos. Com esta obra, algumas restrições de velocidade desaparecem já que, recorde-se, no único túnel existente até agora só se podia circular a 60 quilómetros. Agora, em ambos os sentidos, já se pode andar até a um máximo de 80 quilómetros por hora.
Para Matos Viegas, administrador da SCUTVIAS, a empresa à qual está entregue a concessão da A23, a abertura deste sub-lanço da Auto-estrada é importante, sobretudo no que toca à segurança da circulação e à comodidade, bem como fluídez do tráfego rodoviário. Segundo Viegas, os prazos de execução da obra "foram cumpridos", mas não na perspectiva da empresa, que pretendia antecipar um pouco a abertura, embora tal não tenha sido possível.
O administrador da SCUTVIAS frisa que o Túnel está "equipado com a mais moderna tecnologia de controle de tráfego e segurança", realça. Além de bocas de incêndio e galerias de ligação, existem medidores de monóxido de carbono e outros gases. Estes medidores podem automaticamente fechar os túneis ao trânsito, caso sejam ultrapassados os valores limite. Cada túnel é vigiado por 20 câmaras, cujas imagens são recebidas no Centro de Controlo de Tráfego da Lardosa.

Governo ausente

Esta inauguração não contou, desta feita, com nenhum membro do Governo. Chegou a estar em pé a hipótese do Ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, marcar presença, mas tal acabaria por não acontecer. A Governadora Civil do distrito, Maria Manuel Costa, esteve em sua representação.
Segundo a Governadora, o mais importante "é que o Túnel da Gardunha esteja aberto e que a população possa usá-lo". Maria Manuel Costa considera esta obra "fundamental" para o desenvolvimento da região, mas que cabe às pessoas implementar dinâmicas de crescimento que possam atrair investimento e indústrias, que sejam capazes de libertar a Beira Interior da "polarização" exercida pelas áreas metropolitanas de Lisboa e Coimbra. Para além disso, com vista a cativar turistas, a Governadora defende que se devem tornar as aldeias e vilas da Beira mais atractivas. Maria Manuel Costa formula ainda um desejo: "que o tão negativamente conotado efeito de túnel seja por nós corajosamente combatido".