A Orquestra da ESART tocou músicas de Eurico Carrapatoso
Festival de Música de Outono
Orquestra da ESART aquece noites frias da Covilhã

A orquestra de Castelo Branco actuou no Teatro Cine da Covilhã no âmbito do Festival de Música de Outono.


Por Sílvia Pereira


O Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Câmara Municipal da Covilhã estão a promover um festival de música, que teve inicio no dia 23 de Novembro e terminará a 19 de Dezembro. A coordenação artística e programação deste evento está a cargo da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART).
A Orquestra da ESART actuou, quinta feira, 27 de Novembro no Teatro Cine da Covilhã. O espectáculo de uma hora e meia presenteou o público com um repertório diversificado, com o qual se pretende criar novas oportunidades de escuta de outras músicas. O compositor português, Eurico Carrapatoso, foi um dos autores tocados pelos 48 músicos em palco, que recriaram melodias geralmente excluídas do imenso mar de sons que preenchem o quotidiano da vida actual.
De acordo com José Raimundo, coordenador da área da música da ESART, o Festival de Música de Outono pretende “sensibilizar os jovens e o público leigo para este género de eventos de índole cultural”. O docente da ESART considera que “hoje em dia continuam adormecidos e com pouca adesão de público devido à existência de barreiras a novas manifestações culturais”.
Apesar do frio que se fez sentir, houve pessoas que preferiram o calor da música da ESART ao calor do aconchego do sofá.
A Orquestra da ESART surgiu em 1999 com a criação do curso de música no
Instituto Politécnico de Castelo Branco, tornando-se “uma mais valia” para o Interior do País. “Para além de dar aos jovens uma formação ao nível da música,assegura também às populações em que os consumos culturais são praticamente inexistentes uma oferta musical mais efectiva”, argumenta José Raimundo.