Por Vânia Pereira


Foram muitos os visitantes da exposição automóvel


O 11º Salão Automóvel da Beira Interior realizou-se, no pavilhão da Associação Nacional de Industriais de Lanifícios (ANIL), na Covilhã. Decorreu com grande sucesso entre os dias 20 e 23 deste mês. Este ano o certame contou com 20 expositores oriundos da região. Pela primeira vez , a Porsche esteve representada.
Entre as novidades destacou-se a presença da Polícia de Segurança Pública e das escolas de condução da Covilhã, numa campanha de prevenção rodoviária e sensibilização aos condutores. Os visitantes tiveram oportunidade de realizarem testes à sua condução num simulador.
No exterior do pavilhão encontrava-se uma tenda anexa onde foi possível contactar com uma exposição de automóveis clássicos, desportivos e de “tunning” do Clube Automóvel da Serra da Estrela.
Sábado foi o dia auge da exposição, devido às provas de perícia realizadas por pilotos dos campeonatos nacionais de rally cross e autocross, montanha e todo o terreno, decorridas no exterior do recinto da exposição.
Os concessionários aderem a esta iniciativa e consideram que este é o melhor salão da região. Para alguns, a presença justifica-se, essencialmente, por uma questão de publicidade, enquanto que, para outros os negócios realizados, principalmente pós-exposição, são compensatórios. São unânimes em considerar o espaço da exposição bastante bom, no entanto, defendem a sua ampliação.
A organização também considera necessário ampliar o espaço, mas não promete para quando, uma vez que, ao longo do ano se realizam diversas actividades no pavilhão. Mas a falta de verbas e de apoios, nomeadamente do Governo, é a principal razão apontada. O número de expositores é limitado, devido à falta de espaço, preferindo-se uma maior qualidade na forma como os carros são expostos e no atendimento ao público. O certame custa 24 mil 940 euros e foi realizado pela ANIL e concessionários. A organização elaborou um seguro que cobre tudo, enquanto decorre a feira.
O certame foi preparado num mês e talvez, por isso, tenha existido uma deficiente publicidade ao evento. Mas, segundo a organização, a receptividade do público é cada vez maior, sendo do interesse geral que este encontre actividades paralelas, que o incentive a visitar a exposição. O número de visitantes é superior a 15 mil. Este ano contou com um primeiro dia de maior afluência, em relação a anos anteriores.
É um evento importante que aproxima o público de alguns concessionários, que geograficamente estão distantes. A organização, os concessionários e o público esperam que para o ano as dificuldades financeiras sejam menores.