Uma das apresentações
Conferência de marketing
“O consumidor é a razão de ser das empresas”




Por Ana Maria Fonseca


“A palavra ao consumidor” foi o mote escolhido para a conferência que decorreu ontem, segunda feira dia 17, no anfiteatro 7.21 da UBI, no âmbito da Semana Nacional do Marketing. A iniciativa organizada pela Associação Nacional dos Profissionais de Marketing tem representação na UBI pelo terceiro ano consecutivo. Este ano o mote era o consumidor e daí, explica Arminda do Paço, membro da comissão organizadora do evento, a escolha do tema para esta iniciativa de âmbito regional, uma vez que “a palavra tem de passar para o outro lado”, embora as empresas tenham de estar “orientadas sempre para o consumidor”. Na opinião da docente da UBI estas conferências são importantes na medida em que mostram aos alunos o que poderão encontrar nas empresas, funcionando como um complemento à formação ministrada durante a licenciatura. “Grande parte dos problemas do marketing prendem-se com o consumidor”, sublinha, uma vez que este “é muito mais complexo do que o produto em si e a empresa, e o seu estudo é multidisciplinar”, acrescenta.
A conferência foi dividida em dois painéis. O primeiro, “Captar e Comunicar com o Consumidor”, contou com apresentações de António Pais, director comercial da marca Concreto e Miguel Barros, Director de Marketing Central da Optimus.
O segundo painel foi dedicado à “Satisfação do Cliente: Caso do Aluno do Ensino Superior”, tema apresentado por Helena Alves, docente da UBI, que desenvolveu recentemente uma investigação sobre a satisfação do consumidor, incidindo particularmente sobre os alunos do Ensino Superior. “Foi desenvolvido um modelo para demonstrar as principais variáveis que influenciam a satisfação e as consequências dessa satisfação”, explica e continua, “com base nesse modelo calculou-se um índice de satisfação”. A satisfação é medida por quatro índices: imagem, expectativas, qualidade percepcionada e valor percepcionado que depois poderá resultar em lealdade e em passa a palavra positivo. O estudo foi feito com alunos de todo o País, mas incidiu na UBI, onde as variáveis mais importantes apuradas pela docente são a imagem e o valor percepcionado.
Ainda no âmbito da semana Nacional do Marketing realiza-se um encontro nacional de estudantes de marketing e conferências dirigidas a profissionais.