Jornadas
Comunicação e fé em debate
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As Jornadas foram organizadas por Paulo Serra e José
Rosa
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As jornadas subordinadas ao tema "Da fé
na Comunicação à comunicação da Fé",
decorreram nos dias 24 e 25, na sexta-feira de tarde e no sábado de manhã.
O evento, organizado pelos docentes Paulo Serra e José Rosa do Departamento
de Comunicação e Artes da UBI, tinham como objectivo reflectir sobre
o conflito entre a confiança e a omnipresença da comunicação
nas sociedades hodiernas e a individualidade da fé religiosa, vivida no mais
íntimo de cada pessoa. O ponto de abordagem escolhido foi a retórica
tal como os primeiros padres da Igreja a usaram nos primeiros séculos do
cristianismo a fim de anunciar a fé.
As jornadas dividiram-se em três painéis. O primeiro, "A Estratégia
do Anúncio - Persuasão e Finalidade", que decorreu das 14h30
às 17h30 no Anfiteatro 1, na Parada, teve como interlocutores Joaquim Cerqueira
Gonçalves, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa, Tito Cardoso e Cunha, docente do Departamento de Ciências
da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, Alfredo Teixeira da
Universidade Lusófona e Carlos Silva da Universidade Católica Portuguesa.
Cerqueira Gonçalves apresentou uma concepção ontológica
da comunicação especificando a natureza difusiva do ser. Por seu lado,
Tito Cardoso e Cunha falou sobre o lugar do silêncio na comunicação
humana, de como o silêncio é não só uma necessidade básica
da comunicação, opondo-se desse modo ao ruído e não
às palavras, e ainda de como há silêncios que falam e mesmo
actuam. A partir daí procurou elaborar uma retórica do indizível,
à primeira vista paradoxal. O silêncio pode dizer aquilo que à
partida parece não ser exprimível. Alfredo Teixeira fez uma análise
da entronização mediática de João Paulo II e de que
como este aproveitou os meios de comunicação social para afirmar pontos
essenciais da sua condução do catolicismo ao longo dos 25 anos do
seu pontificado. Carlos Silva discorreu sobre o abismo existente entre a vivência
pessoal e única da fé e a cristalização da fé
em grandes religiões, que muitas vezes, "como grandes mentiras",
servem de panaceia a uma vivência autêntica e genuína do religioso.
O segundo painel, subordinado ao tema "A Bondade da Promessa - Salvação
e Felicidade", ocorreu já na Sala dos Conselhos e estendeu-se até
à hora de jantar. O primeiro interveniente, Manuel Costa Freitas, professor
catedrático da Universidade Católica Portuguesa, fez uma intervenção
comprometida com a vivência pessoal da fé e de como essa vivência
constitui ela a melhor forma de testemunho. Paulo Serra optou por expor o carácter
utópico da comunicação nos nossos dias e de como essa utopia
é posta cada vez mais em causa.
No sábado de manhã teve lugar o terceiro painel em que em torno do
tema "A Publicidade da Confissão" intervieram João Carlos
Correia da UBI, Artur Morão da Universidade Católica e Maria Leonor
Xavier da Universidade de Lisboa. O primeiro, recorrendo às análises
de Adorno e Horckeimer, fez uma análise crítica dos meios de comunicação
hoje. Artur Morão trabalhou o conceito de comunidade, mostrando como é
fundamental para a compreensão hodierna do mundo e da ciência contemporâneos
e, também, da religião. Maria Leonor Xavier, seguindo as doutrinas
de Santo Agostinho, em particular no De Trinitate, mostrou como há uma teologia
antecedente e uma teologia consequente à fé, entendida esta no duplo
aspecto de atitude humana de crença (fides qua) e de um corpo doutrinal em
que se acredita (fides quae).
As jornadas foram, no dizer dos organizadores, uma oportunidade de cruzar os diferentes
saberes da teologia, filosofia, comunicação e retórica. A grande
adesão de ouvintes, que intervieram frequente e vivamente no final dos painéis,
mostrou que o tema era atractivo.
Se a satisfação dos participantes, conferencistas e ouvintes, valer
como critério, então pode dizer-se com segurança que foi conseguido
o objectivo das jornadas que era expressamente, o de "cruzar investigações
no pensamento antigo e patrístico com investigações contemporâneas
no âmbito da comunicação".
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