"Não feches o cérebro num frasco
- faz saltar a tampa" e "Apaixona-te por nós" são as
frases-chave dos dois anúncios realizados em formato tridimensional no CyberCentro
da Covilhã por Telmo Martins, jovem criador multimédia. "Tentou-se
fazer uma comunicação muito breve, que ficasse retida na mente dos
espectadores, daí as frases curtas e chamativas", explica.
Os spots publicitários que pretendiam dar a conhecer a UBI foram transmitidos,
entre finais de Julho e meados de Agosto, na SIC, SIC Internacional e RTP2.
Na passada quarta feira foi tornada pública a selecção dos
dois anúncios para concorrer, na categoria de Publicidade, no Festival Cinenima,
em Espinho, entre 10 e 16 de Novembro.
"Os anúncios foram criados a partir de um programa informático
de simulação da realidade", conta Telmo Martins.
Estes spots televisivos integraram a campanha publicitária da UBI intitulada
"Razão e Coração", que contou ainda com cartazes
de rua espalhados por várias cidades do País.
Com a selecção dos anúncios publicitários, é
a terceira vez que Telmo Martins, funcionário do CyberCentro e aluno da UBI,
vê trabalhos seus escolhidos para o festival de cinema de Espinho. O primeiro
trabalho da jovem realizador da Covilhã a ser seleccionado para o festival
foi o anúncio publicitário do Cybercentro. O filme "Karma",
também uma produção em formato tridimensional, concedeu-lhe
a segunda participação no certame.
"Olha"
O festival de cinema de Espinho seleccionou ainda uma produção
de outro aluno da UBI. Carlos Oliveira, aluno do 4º ano de Design Multimédia,
vai concorrer para a categoria de Jovem Cineasta Português com o vídeo
clip "Olha". O realizador de apenas 21 anos considera a participação
no festival uma "boa apresentação no mundo do cinema".
"Olha" é a primeira experiência cinematográfica
de Carlos Oliveira. "A temática do filme é o medo". O
vídeo clip conta a história de um primeiro encontro entre duas pessoas.
Carlos Oliveira pretende ilustrar "a exposição do receio de
não conhecer as coisas como elas são ou de então serem exactamente
o que se espera".
|