Inquérito
Expectativas para novo ano lectivo

As matrículas para os alunos dos segundos, terceiros, quartos e quintos anos na Universidade da Beira Interior começaram ontem, dia 1. O Urbi et Orbi foi tentar descobrir o que os alunos gostariam de ver diferente na instituição no novo lectivo de 2003-2004. O aumento do valor anual das propinas foi uma outra questão abordada.

Questões:
1 - O que esperas encontrar de diferente na UBI em relação ao ano lectivo anterior?
2 - Qual a tua opinião acerca do aumento das propinas para 460 euros?


1 - Na verdade, não espero encontrar nada de novo, porque penso que em certos aspectos, a UBI estagnou.
2 - Acho mal, porque me vai sair do meu orçamento mensal.


1 - Eu não tenho boas expectativas em relação ao ano lectivo que se aproxima. Penso que nada de substancial vai mudar.
2 - O aumento vai influenciar bastante a minha vida. Vai ser difícil ter as mesmas coisas que no ano anterior, já que os encargos são maiores.

1 - Espero encontrar mais organização, mais informação aos alunos, nomeadamente nos Serviços Sociais e Serviços Académicos.
2 - Eu compreendo que o Estado esteja a precisar do dinheiro, devido à crise em que nos encontrámos. No entanto, acho que se devia analisar cada caso individualmente, porque senão a UBI arrisca-se a perder alguns alunos.



1 - Uma das coisas que gostaria de ver diferente é a formato de inscrições nos Serviços Académicos que nos obriga a esperar muito tempo em filas. Outra coisa que gostaria seria haver mais docentes portugueses no meu curso.
2 - Acho mal, porque esse dinheiro devia ser gasto para melhorar as nossas condições de ensino, o que não está a acontecer.



1 - Era bom se houvesse descentralização dos serviços, nomeadamente os Serviços Académicos e Serviços Sociais deviam ter um gabinete operacional no pólo IV.
2 - É a primeira vez que ouço isso, mas acho que não é muito agradável.

 

1 - Gostava de ver um maior apoio dos professores aos alunos.
2 - Considero ser um valor exagerado. Poderia subir um pouco, mas não tanto como aconteceu.