Patrocinado pela Adega Cooperativa da Covilhã, o
Rally TT Piornos voltou a percorrer os trilhos poeirentos de Castelo Branco sob
um sol abrasador
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Rally TT Castelo Branco / Vinho Piornos
Rui Sousa bisa e fica mais perto do título
Com dois carros no Pódio, a Nissan
foi a grande vencedora do Rally TT / Piornos. Rui Sousa foi primeiro, dilatou
a vantagem para Miguel Barbosa e deu um passo importante na revalidação
do título de campeão nacional da modalidade.
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Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi
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À semelhança do último ano,
Rui Sousa voltou a ser o mais rápido no Rally TT Castelo Branco. O piloto
da Nissan parece dar-se bem com o traçado albicastrense e com as condições
atmosféricas adversas. Recorde-se que já em 2002, a prova ficou marcada
pelo intenso calor que se fez sentir durante o fim-de-semana. Nos cerca de 300 quilómetros
da prova beirã, este ano apoiada pelo vinho Piornos, da Adega Cooperativa
da Covilhã, Sousa voltou a ganhar e pode ter dado um passo importante na
revalidação do Título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno,
uma vez que conseguiu dilatar a vantagem que já o separava do segundo classificado
da prova.
No último sábado, 26, Sousa arrancou da primeira posição
para a prova, depois de no dia anterior, no prólogo de quatro quilómetros,
ter conseguido assegurar a "pole" por apenas uma décima sobre o
seu mais directo adversário no Nacional de TT, Miguel Barbosa. O piloto da
Mitsubishi chegou a estar a apenas dois segundos do líder do campeonato à
partida para a segunda volta ao traçado, mas a supremacia do Nissan Navara
evidenciou-se nesta fase e Rui Sousa acabaria por vencer a prova com um minuto e
vinte segundos de diferença para Miguel Barbosa.
Na terceira posição classificou-se Luís Dias, também
ele piloto da Nissan, que discutiu até ao fim o terceiro lugar do pódio
com Luís Costa, em Toyota Land Cruiser.
Quem prometeu muito no início da prova foi a equipa oficial da Toyota, que
se apresentou em Castelo Branco com a formação secundária.
Filipe Campos arrancou muito bem e surpreendeu os dois candidatos à vitória,
Rui Sousa e Miguel Barbosa. O piloto portuense chegou mesmo a cavar uma diferença
de 45 segundos para o segundo classificado, mas a sorte não esteve do seu
lado. Perto do quilómetro 100, o Toyota teve um furo e Campos perdeu cerca
de oito minutos a resolver o problema. Depois, e como um azar nunca vem só,
foi o cabo do acelerador que derreteu e obrigou o piloto a desistir a meio da prova.
Enquanto isso, João Ramos, o segundo piloto da Toyota, intrometia-se entre
Sousa e Barbosa na luta pela liderança. Mas também acabou por ver
o azar bater-lhe à porta. Primeiro, uma falha nos intercomunicadores fez
com que saíssem for a do percurso. Ainda assim, conseguiu recuperar o tempo
perdido, mas acabou por ficar mesmo for a de prova quando, ao quilómetro
144, embateu numa pedra que danificou irremediavelmente a viatura.
A quinta posição da geral coube a Francisco Esperto, em Nissan. O
piloto fez uma prova brilhante e foi o mais rápido do concorrentes ao Troféu
Tomaz Mello Breyner.
Novidade nesta edição do Rally TT, para além do patrocinador
oficial, foi a inclusão de provas de motos e de "quads" (motos
de quatro rodas). A contar para o Challenge TT, Rui Filhó, em Yamaha WR 450,
foi o mais rápido sobre duas rodas. Na segunda posição classificou-se
João Rato, em KTM, e Valério Gonçalves levou a sua Honda CRF
ao terceiro posto do pódio. Nos "quads", a vitória coube
a Luís Engelhado, em Yamaha. Avelino Luís foi segundo a mais de quatro
minutos do líder, e Rúben Vicente, em Honda, fechou o pódio.
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