Patrocinado pela Adega Cooperativa da Covilhã, o Rally TT Piornos voltou a percorrer os trilhos poeirentos de Castelo Branco sob um sol abrasador
Rally TT Castelo Branco / Vinho Piornos
Rui Sousa bisa e fica mais perto do título

Com dois carros no Pódio, a Nissan foi a grande vencedora do Rally TT / Piornos. Rui Sousa foi primeiro, dilatou a vantagem para Miguel Barbosa e deu um passo importante na revalidação do título de campeão nacional da modalidade.


Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


À semelhança do último ano, Rui Sousa voltou a ser o mais rápido no Rally TT Castelo Branco. O piloto da Nissan parece dar-se bem com o traçado albicastrense e com as condições atmosféricas adversas. Recorde-se que já em 2002, a prova ficou marcada pelo intenso calor que se fez sentir durante o fim-de-semana. Nos cerca de 300 quilómetros da prova beirã, este ano apoiada pelo vinho Piornos, da Adega Cooperativa da Covilhã, Sousa voltou a ganhar e pode ter dado um passo importante na revalidação do Título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, uma vez que conseguiu dilatar a vantagem que já o separava do segundo classificado da prova.
No último sábado, 26, Sousa arrancou da primeira posição para a prova, depois de no dia anterior, no prólogo de quatro quilómetros, ter conseguido assegurar a "pole" por apenas uma décima sobre o seu mais directo adversário no Nacional de TT, Miguel Barbosa. O piloto da Mitsubishi chegou a estar a apenas dois segundos do líder do campeonato à partida para a segunda volta ao traçado, mas a supremacia do Nissan Navara evidenciou-se nesta fase e Rui Sousa acabaria por vencer a prova com um minuto e vinte segundos de diferença para Miguel Barbosa.
Na terceira posição classificou-se Luís Dias, também ele piloto da Nissan, que discutiu até ao fim o terceiro lugar do pódio com Luís Costa, em Toyota Land Cruiser.
Quem prometeu muito no início da prova foi a equipa oficial da Toyota, que se apresentou em Castelo Branco com a formação secundária. Filipe Campos arrancou muito bem e surpreendeu os dois candidatos à vitória, Rui Sousa e Miguel Barbosa. O piloto portuense chegou mesmo a cavar uma diferença de 45 segundos para o segundo classificado, mas a sorte não esteve do seu lado. Perto do quilómetro 100, o Toyota teve um furo e Campos perdeu cerca de oito minutos a resolver o problema. Depois, e como um azar nunca vem só, foi o cabo do acelerador que derreteu e obrigou o piloto a desistir a meio da prova. Enquanto isso, João Ramos, o segundo piloto da Toyota, intrometia-se entre Sousa e Barbosa na luta pela liderança. Mas também acabou por ver o azar bater-lhe à porta. Primeiro, uma falha nos intercomunicadores fez com que saíssem for a do percurso. Ainda assim, conseguiu recuperar o tempo perdido, mas acabou por ficar mesmo for a de prova quando, ao quilómetro 144, embateu numa pedra que danificou irremediavelmente a viatura.
A quinta posição da geral coube a Francisco Esperto, em Nissan. O piloto fez uma prova brilhante e foi o mais rápido do concorrentes ao Troféu Tomaz Mello Breyner.
Novidade nesta edição do Rally TT, para além do patrocinador oficial, foi a inclusão de provas de motos e de "quads" (motos de quatro rodas). A contar para o Challenge TT, Rui Filhó, em Yamaha WR 450, foi o mais rápido sobre duas rodas. Na segunda posição classificou-se João Rato, em KTM, e Valério Gonçalves levou a sua Honda CRF ao terceiro posto do pódio. Nos "quads", a vitória coube a Luís Engelhado, em Yamaha. Avelino Luís foi segundo a mais de quatro minutos do líder, e Rúben Vicente, em Honda, fechou o pódio.