Contrato de dois anos
Adega da Covilhã patrocina Rally TT

Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


A Adega da Covilhã é o mais recente parceiro da Escuderia de Castelo Branco. A cooperativa vitivinícula serrana vai emprestar, durante os próximos três anos, o nome de um dos seus vinhos a uma das mais prestigiadas provas organizadas pelo clube albicastrense: o Rally TT, que agora acrescenta "Piornos" à nomenclatura. A prova teve início sexta-feira, 25, com a partida para o prólogo, às 16 horas e 30.
A grande novidade deste Rally TT - Piornos, para além do novo patrocinador, reside no facto de, pela primeira vez, serem admitidas inscrições de motos e quads (motos de quatro rodas). Uma competição que trouxe à região nomes sonantes das duas rodas como Paulo Marques, que já participou em várias edições do célebre "Paris-Dakar".
Nos automóveis, o destaque vai para a presença das mais fortes equipas a competir no Nacional de Todo-o-Terreno. A Mitsubishi de Miguel Barbosa, e a Nissan de Rui Sousa, bem como a segunda equipa da Toyota, prometem duelos renhidos pela conquista de um lugar no pódio.
Sábado, 26, os pilotos arrancaram para a prova propriamente dita logo às 8 horas. Com mais de 150 quilómetros, o percurso contempla localidades como Monforte da Beira, Malpica do Tejo e Senhora de Mércoles. Em relação ao ano anterior, o percurso sofreu algumas alterações por imposição do Parque Natural do Tejo Internacional. Uma medida estudada entre os responsáveis da reserva e a organização que, sublinha Paulo Almeida, director de prova, "em nada retira espectacularidade ao evento".

Parceria por três anos

Vinho e automóveis são uma combinação perigosa, mas neste caso, defende Paulo Almeida, "pode ser uma relação com futuro". O responsável da Escuderia acredita que a aposta feita pela Adega da Covilhã vai ter retorno até porque, revela, "estão programados resumos do Rally na televisão, que vão dar mais visibilidade à instituição".
Rui Moreira, presidente da Cooperativa, também está esperançado em que a prova venha dar "mais projecção ao vinho Piornos". O contrato entre as duas entidades dura três anos e é a primeira experiência da Adega na área da sponsorização desportiva. Se a experiência resultar, os responsáveis equacionam não só a continuidade da parceria, mas também a possibilidade de patrocinar outras modalidades.