Por Catarina Rodrigues


O estudo de Sandra Silva abordou aspectos de origem económica, social e profissional para o bom aproveitamento dos alunos

"Assimetrias Sociais e Sucesso no Ensino Superior" foi o tema da tese de mestrado apresentada por Sandra Silva, na passada quinta feira, 3. A licenciada em Sociologia estudou o caso concreto do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
No trabalho foram abordados aspectos como a origem económica, a origem social e a categoria sócio-profissional dos pais de alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino. Sandra Silva concluiu que "quanto maior é o nível de escolaridade dos pais, maior é o sucesso no ensino superior dos filhos". A responsável pelo estudo apresentado afirma ainda que "o bom aproveitamento é também influenciado pelo acesso às novas tecnologias".
Sandra Silva refere que o objectivo principal deste trabalho foi "verificar quais as razões que levam ao insucesso dos alunos" e acrescenta que estudos como este "podem ajudar a combater o problema".
O júri das provas de mestrado foi constituído por Maria Mercês de Mendonça Covas, professora auxiliar na Universidade do Algarve, João Dias das Neves e Maria Alice Tomé, professores auxiliares na Universidade da Beira Interior. A arguente foi Maria Mercês de Mendonça Covas. O resultado final da prova foi Muito Bom.