Departamento de Gestão e Economia
Marketing

Promover a região e o País

O mercado procura quadros com formação em Marketing. Conhecimentos cada vez mais importantes em diversos sectores da sociedade. Uma das mais recentes licenciaturas a surgir na UBI desenha novos horizontes para as matérias que lhe estão próximas.

 Por Eduardo Alves

Estruturas de apoio

- CDE - Centro de Documentação Europeia
- Laboratório de Informática - (Com software especializado para apoio à investigação)
- Atelier de Audiovisuais e Multimedia -
CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem
- CI - Centro de Informática
Biblioteca

Estrutura curricular

Duração do curso: 4 anos lectivos

Área científica do curso: Marketing

Áreas Científicas Obrigatórias:

- Economia - 11.5
- Gestão - 22.5
- Marketing - 60
- Matemática - Informática - 13.5
- Ciências Humanas e Jurídicas - 28.5


Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Matemática ou Economia ou Geografia ou Psicologia


De acordo com os especialistas, cabe ao Marketing o estudo e aplicação de um conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas. Premissas basilares para a criação desta licenciatura na Universidade da Beira Interior (UBI).
Mário Raposo, vice-reitor da instituição e director do curso aponta a "grande carência de profissionais sentida na região e no País", como factor responsável pelo aparecimento do Marketing na Covilhã. Uma ciência que gira em torno de saberes fundamentais que optimizam as políticas das empresas através de quatro campos de acção, o preço, o produto, a comunicação e a distribuição.
Uma ciência de importância acrescida quer para todo o meio empresarial quer para outros domínios. No entender do docente responsável pela licenciatura na UBI, "hoje é fundamental recorrer a estes conhecimentos para melhorar a competitividade de qualquer empresa, instituição, ou até associação de bairro".
Antecedendo a criação deste curso esteve uma análise detalhada ao mercado. A UBI iniciou a preparação desta licenciatura na década de 90. A especialização do corpo docente e as metodologias de ensino foram levadas em linha de conta "desde o princípio", avança Mário Raposo.
Capacidades científicas conjugadas com uma elevada procura de especialistas nesta área são também elementos que ajudam na consolidação de um curso com dois anos de existência. Os primeiros 53 alunos preencheram a totalidade das vagas oferecidas. Estudantes que recebem uma formação geral de base económica e empresarial nos dois primeiros anos da licenciatura. Um elo de ligação com o Departamento de Gestão e Economia, donde provêm alguns docentes. O Marketing está também ligado aos Departamentos de Artes e de Comunicação. Nos dois últimos anos existe "um maior aprofundamento de Marketing", afirma Mário Raposo. Desta forma, a UBI prepara os estudantes desta licenciatura numa base alargada de saberes. Esta preparação vai oferecer melhores qualificações e oportunidades profissionais. Matérias bem estudadas pela Universidade, onde algumas das teses de doutoramento dos docentes focam a satisfação do aluno no âmbito do Ensino Superior. A ligação às empresas e o aprofundamento de saberes em áreas específicas do Marketing são acções futuras para a licenciatura.

 

Clique aqui para regressar à primeira página