Estruturas
de apoio
- CDE - Centro de
Documentação Europeia
- Laboratório de Informática - (Com software especializado
para apoio à investigação)
- Atelier de Audiovisuais e Multimedia -
CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem
- CI - Centro de Informática
Biblioteca
Estrutura curricular
Duração
do curso: 4 anos lectivos
Área científica do curso: Marketing
Áreas Científicas Obrigatórias:
- Economia - 11.5
- Gestão - 22.5
- Marketing - 60
- Matemática - Informática - 13.5
- Ciências Humanas e Jurídicas - 28.5
Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Matemática ou Economia ou Geografia ou Psicologia
|
|
|
De acordo com os especialistas, cabe ao Marketing
o estudo e aplicação de um conjunto de técnicas e métodos
destinados ao desenvolvimento das vendas. Premissas basilares para a criação
desta licenciatura na Universidade da Beira Interior (UBI).
Mário Raposo, vice-reitor da instituição e director do curso
aponta a "grande carência de profissionais sentida na região e
no País", como factor responsável pelo aparecimento do Marketing
na Covilhã. Uma ciência que gira em torno de saberes fundamentais que
optimizam as políticas das empresas através de quatro campos de acção,
o preço, o produto, a comunicação e a distribuição.
Uma ciência de importância acrescida quer para todo o meio empresarial
quer para outros domínios. No entender do docente responsável pela
licenciatura na UBI, "hoje é fundamental recorrer a estes conhecimentos
para melhorar a competitividade de qualquer empresa, instituição,
ou até associação de bairro".
Antecedendo a criação deste curso esteve uma análise detalhada
ao mercado. A UBI iniciou a preparação desta licenciatura na década
de 90. A especialização do corpo docente e as metodologias de ensino
foram levadas em linha de conta "desde o princípio", avança
Mário Raposo.
Capacidades científicas conjugadas com uma elevada procura de especialistas
nesta área são também elementos que ajudam na consolidação
de um curso com dois anos de existência. Os primeiros 53 alunos preencheram
a totalidade das vagas oferecidas. Estudantes que recebem uma formação
geral de base económica e empresarial nos dois primeiros anos da licenciatura.
Um elo de ligação com o Departamento de Gestão e Economia,
donde provêm alguns docentes. O Marketing está também ligado
aos Departamentos de Artes e de Comunicação. Nos dois últimos
anos existe "um maior aprofundamento de Marketing", afirma Mário
Raposo. Desta forma, a UBI prepara os estudantes desta licenciatura numa base alargada
de saberes. Esta preparação vai oferecer melhores qualificações
e oportunidades profissionais. Matérias bem estudadas pela Universidade,
onde algumas das teses de doutoramento dos docentes focam a satisfação
do aluno no âmbito do Ensino Superior. A ligação às empresas
e o aprofundamento de saberes em áreas específicas do Marketing são
acções futuras para a licenciatura.
|