Estruturas
de apoio
Para além
da localização geográfica da Universidade (Serra
da Estrela), os alunos dispõem de algumas estruturas de apoio:
- Laboratório de Optimização do - Rendimento
Desportivo
- Laboratório de Análises Clínicas - Desportivas
- Laboratório de Investigação (SAD) - - Laboratório
de Investigação nas áreas de: - Sistemática
das Actividades Desportivas - Métodos de Treino Organização
e Gestão do Desporto
- Centro de Actividades Desportivas (Com 2 pavilhões polidesportivos)
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca
Estrutura curricular
Duração
do curso:
- Ciências do Desporto: 4 anos lectivos
- Ciências
do Desporto (Ramo Ed. Física e Desporto Escolar: 5 anos lectivos
Condições necessárias à concessão
do grau:
Ciências do Desporto- 132 unidades de crédito
Ciências do Desporto- Ramo Ed. Física e Desporto Escolar-
143 unidades de crédito e aprovação em estágio
pedagógico
Áreas Científicas Obrigatórias:
- Ciências da Saúde - 9.5
- Ciências do Desporto - 72.5
- Gestão - 19.5
- Métodos Matemáticos/Informática - 10.5
- Projecto - 4
- Psicologia - 4
- Sociologia - 3
Condições de acesso:
Provas Específicas:
- Biologia ou Matemática ou Química ou Física
Pré-requisitos: Não são exigidos
|
|
|
Fazer uma formação com qualidade para
os diferentes mercados hoje existentes na área desportiva é o objectivo
da licenciatura em Ciências do Desporto. Para além dos mercados tradicionais-
o desporto federado e o ensino- o curso está especialmente vocacionado para
novos ramos que estão em desenvolvimento e aos quais é preciso dar
resposta.
São os casos do desporto de turismo, o desporto de lazer, a animação
desportiva ou as autarquias, em que é necessário um acompanhamento
qualificado. Por isso a aposta faz-se em pessoas com uma cultura vasta e diversificada
que se saibam adaptar e estar nas diferentes situações.
Esta licenciatura não se assemelha aos cursos de Educação Física,
pois a preparação é para uma coisa completamente diferente.
Há uma diferente concepção quanto à estratégia
de implantação no mercado.
Um licenciado em Ciências do Desporto pela UBI tem que saber dar aulas, orientar
o treino, saber pegar no mercado, fazer a contabilidade, perceber as perspectivas
económicas e saber como pegar numa pequena empresa e desenvolvê-la.
Os alunos têm que ter uma série de perspectivas e ter a capacidade
de analisar e compreender o fenómeno desportivo, com uma metodologia actual
e uma sólida capacidade científica.
Num momento em que o desporto já não se limita aos recintos fechados,
procura-se que os alunos beneficiem com a proximidade da Serra da Estrela, ao realizar
algumas actividades ao ar livre.
Adaptação à nova realidade
Criado no ano lectivo de 95/96, o curso sofreu este ano -02/03- a segunda reestruturação
curricular. Uma alteração que se deveu à necessidade de adaptar
o currículo aos actuais meios disponíveis e aos objectivos que estão
definidos.
A maior mudança deu-se na disciplina de Estudos Práticos, que passou
a ocupar um lugar ainda mais preponderante. Nos primeiros quatro semestres analisam-se
situações concretas e nos últimos quatro semestres a disciplina
dá uma componente de prática pedagógica.
A licenciatura em Ciências do Desporto tem actualmente cerca de 260 alunos
e já colocou no mercado de trabalho meia centena. Alguns dos quais a fazer
mestrado também neste departamento. Para além dos licenciados que
fizeram a formação complementar de Educação Física
e Desporto Escolar, e que estão no ensino, há também os que
se encontram a gerir a sua própria empresa, outros estão em empresas
de desporto outdoor, autarquias ou ginásios.
O curso tem também a ambição de se tornar um importante pólo
de produção de instrumentos de trabalho. Nesse âmbito, está
na forja um projecto para que seja possível fazer investigação
de ponta na operacionalização da motricidade humana no desporto. O
outro grande objectivo é concretizar a ideia de um centro de estágios
a média altitude, de que os alunos irão tirar benefícios.
A licenciatura em Ciências do Desporto utiliza métodos pedagógicos
um pouco distantes dos de outros cursos. É vista numa lógica não
tanto de ensino mas mais de aprendizagem. A curto prazo espera-se a ampliação
das instalações para que seja possível partir para outros voos.
|