Departamento de Física e Departamento de Química
Ensino de Física e Química

Aprender a ensinar

Alunos desta licenciatura brilharam num projecto internacional. Até agora as saídas profissionais não preocupam os estudantes do curso, mas a reforma do ensino secundário pode pôr em causa o seu futuro.

 Por Elisete Costa

Estruturas de apoio

- GATC - Grupo de Astrofísica e Cosmologia
- Laboratório de Holografia e Difracção -
- Laboratório de Interferometria -
- Sistemas Informáticos da Física -
- Unidade de Detecção Remota -
- Laboratório de Física Geral e Experimental -
- Laboratório de Mecânica -
- Laboratório de Termodinâmica -
- Laboratório de Electromagnetismo -
- Laboratório de Óptica -
- Laboratórios de Física Atómica e de Física Nuclear -
- Laboratório de Micro-Ensino - (Filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo)
- CI - Centro de Informática
- Biblioteca -
- Laboratório de Electrónica -
- Laboratório de Sistemas Digitais


Estrutura curricular

Duração do curso: 5 anos lectivos

Área científica do curso:
- Ciências da Educação
- Física
- Química

Condições necessárias à concessão do grau :
- 140 unidades de crédito

Áreas Científicas Obrigatórias:
- Ciências da Educação - 31.5
- Estágio - 0
- Física - 40
- Matemática - Informática - 17.5
- Química - 37
- História das Ciências e Monografia - 10.5


Condições de acesso:
Matemática e Física ou Matemática e Química ou Física e Química

O Ensino de Física e Química da Universidade da Beira Interior é um curso constituído por cinco anos, o último dos quais diz respeito ao estágio. Com 35 vagas disponíveis cada ano lectivo, em 2002/2003 apenas foram colocados seis alunos. Tiago Candeias explica que a diminuição de ingressos sente-se em todo a País. Como presidente do Núcleo de Estudantes desta licenciatura, afirma que "há cada vez menos entradas no ensino superior".
Da Licenciatura de Física, o curso passou a integrar Química. Esta foi a melhor solução para licenciados que tinham que ensinar ambas as disciplinas. Isto
porque os licenciados "sentiam dificuldade na parte da Química", realça Graça Ventura. A juntar às recomendações da Comissão de Avaliação que
esteve na UBI há três anos, esta professora da área da Didáctica da Física afirma que "reformular o curso foi uma atitude necessária: aboliram-se cadeiras da
área da Física e da Matemática para dar espaço às cadeiras da área da Química".
Se antes da reestruturação a licenciatura pertencia ao departamento de Física agora, para um melhor acompanhamento junto dos alunos, de ano para ano o curso alterna entre os Departamentos de Física e Química.
Estudantes deste curso, em conjunto com colegas da Universidade do Minho, brilharam com o projecto "Space Without Smoke" (Espaço sem Fumo). Este foi um trabalho com vista à análise do comportamento do fumo num ambiente de gravidade zero, o espaço. Depois de ganharem o primeiro prémio do "V Encontro Nacional de Estudantes de Física" no passado mês de Março, preparam-se agora para participar na 18ª edição da Conferência Internacional para Estudantes de Física, na Dinamarca de 7 a 17 de Agosto.
As saídas profissionais são favoráveis aos alunos que tiram esta licenciatura. Os 11 estudantes que acabaram o curso em 2001 estão todos colocados no mercado de trabalho. Contudo, o mercado está saturado e "no futuro as perspectivas poderão ser menos boas devido à reforma no ensino secundário para 2004", como afirma Graça Ventura. "Até agora existia a disciplina de Físico- Química e as de Técnicas Laboratoriais quer de Física, quer de Química, mas estas últimas acabam no próximo ano lectivo". Segundo a professora, esta medida pode "penalizar os futuros professores que findam este curso pois implica redução de carga horária para os docentes".
De projectos para o futuro há apenas propostas. Fala-se numa possível especialização não só para o ensino mas também para a área científica, "mas ainda não há nada em concreto", diz Tiago Candeias. Realça ainda que "acabar com o curso está fora de questão".
"Esta licenciatura é superior na UBI em relação a algumas universidades em termos de conhecimento científico e didáctico", refere Graça Ventura que aconselha alunos do secundário a ingressar no curso, nesta universidade.

 

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