Estruturas
de apoio
O curso dispõe dos mais modernos
meios laboratoriais para preparar os alunos para o trabalho com
os novos meios de comunicação audiovisual e em redes
(Internet):
- Atelier de Design Gráfico,
- Atelier de Audiovisuais e Multimedia;
- BOOC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação;
- Jornal On-line Urbi et Orbi;
- Recensio - Revista On-line de Recensões de Comunicação
e Cultura;
- CREA - Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem;
- CI - Centro de Informática
Biblioteca
Estrutura curricular
- Duração
do curso: 4 anos lectivos
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Nº total de unidades de crédito necessárias à
concessão do grau: 110
Áreas científicas
obrigatórias:
- Ciências
da Comunicação - 56
- Letras e Humaniadades - 6
- Línguas -19
- Ciências Sociais e Económicas- 9
- Filosofia- 26
Condições de acesso:
Provas específicas a Filosofia e Português ou Português
e Psicologia ou História e Português
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"A reestruturação do curso de
Ciências da Comunicação, levada a cabo no ano lectivo 2002/2003,
partiu de uma necessidade manifestada pelos estudantes nos últimos tempos,
nomeadamente, pelo UBIMEDIA, para que a licenciatura tivesse uma componente prática
logo a partir do terceiro ano", afirma Paulo Serra, director do curso.
A ideia base desta reestruturação é funcionar com uma carga
teórica geral que tende a estreitar até se especializar. Esta especialização
ocorre logo no terceiro ano curricular, altura em que os alunos decidem as áreas
específicas em que pretendem ingressar. As opções são
três: jornalismo, audiovisual e publicidade. Cada ramo terá novas disciplinas
práticas e específicas, dando deste modo a possibilidade aos estudantes
de se apresentarem com uma melhor preparação prática quando
ingressarem no mercado de trabalho.
A remodelação do curso fez com que tivessem de ser eliminadas cadeiras
teóricas para a integração de outras mais práticas.
Este foi o caso do Francês e do Inglês que passaram de cadeiras obrigatórias
a alternativas. Houve ainda a necessidade de substituir a matemática pela
lógica, disciplina leccionada logo no primeiro ano.
Luís Franco, presidente do núcleo de Ciências da Comunicação
(UBIMEDIA) mostra algumas reticências quanto à forma de selecção
dos alunos para os diferentes ramos. Paulo Serra explica que este problema existe
porque a maioria dos alunos escolhe a área de jornalismo e, "como tem
que haver um número mínimo de dez alunos em cada ramo para que se
garanta o seu funcionamento, torna-se inevitável o processo de selecção".
A prática como factor fundamental
A licenciatura de Ciências da Comunicação
dispõe dos mais diversos e modernos meios laboratoriais de modo a preparar
os estudantes para o trabalho com os novos meios de comunicação audiovisual
e em redes (Internet, estúdio de TV, circuito interno de TV, laboratórios
de produção e pós-produção de audiovisuais, atelier
de Multimedia com ligações permanentes á Internet) são
apenas algumas ofertas da licenciatura.
Os alunos têm ainda ao seu dispor um Centro de Informática com acesso
á Internet. A Biblioteca On-Line Ciências da Comunicação
(BOCC) é uma outra estrutura de apoio com a finalidade de facilitar a necessidade
de aquisição de textos, artigos e teses, todos eles respeitantes á
área da comunicação. Existe ainda a revista Recensio, também
ela on-line, que tem a função de registar e recensear publicações
referentes ás áreas das ciências da comunicação.
Para satisfazer a necessidade prática existem projectos onde os estudantes
são, eles próprios, os intervenientes, ainda que acompanhados por
docentes. O jornal on-line Urbi et Orbi é um desses projectos. Os alunos
são os redactores deste semanário. A experiência passa por ir
ao local do acontecimento, recolher informações, contactar pessoas
e ter sempre em conta o "dead line".
Na Televisão Interna da UBI (TUBI), são igualmente os alunos a realizar
as emissões, filmando e editando as reportagens. A todos estes projectos
acrescenta-se ainda a TUBI-WEB, um moderno sistema de fazer televisão na
e para a World Wide Web.
Tudo isto leva o director do curso a considerar que, "hoje em dia, no que respeita
á comunicação, a UBI tem já um nome feito em termos
nacionais. Sobretudo na área das Tecnologias de Informação
e ao nível da imagem".
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