A passagem do projecto para a Internet permitiu que o número
de alunos envolvidos aumentasse significativamente
|
Universidade de Aveiro apresenta projecto
Matemática dá prémios
Alunos de todos os graus de ensino dispõem
de um novo método para aprender matemática. Uma forma de despertar
o interesse dos jovens para esta disciplina.
|
Por Catarina Rodrigues
|
|
|
O projecto "PmatE" desenvolvido pelo
Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA) foi apresentado
na passada quarta feira na Universidade da Beira Interior. Trata-se de uma iniciativa
dirigida a estudantes de todos os graus de ensino, desde o 1º ciclo até
à universidade.
Toda a informação sobre o projecto está disponível em
[www.pmate.ua.pt]. Após um registo
no site é possível participar em várias competições.
Os melhores alunos a responder a determinadas questões referentes ao grau
de ensino que frequentam têm a oportunidade de ganhar prémios como
computadores para as respectivas escolas.
"Esta ferramenta é extremamente aliciante", sublinha António
Batel docente na UA. Dando como exemplo os alunos universitários, Batel considera
que "a participação nestas competições é
uma forma de auto-avaliação". O docente explica que "as
questões não se repetem e dois computadores lado a lado não
têm as mesmas perguntas".
No próximo dia 14 de Maio a UA vai reunir dois mil alunos em competições.
São 146 escolas de todo o País, ao nível do ensino básico
e secundário. Actualmente existem 10 mil alunos registados no site.
Segundo João David Vieira, co-fundador do projecto, esta iniciativa pretende
"despertar o interesse dos alunos para a matemática". O responsável
considera que o "PmatE" é direccionado sobretudo para quem não
gosta da disciplina no intuito de captar um maior interesse para a mesma.
O projecto caracteriza-se por ter uma componente lúdica. Mas João
Vieira sublinha que a competição exige esforço. "Os participantes
têm que estudar, utilizar o manual e até pedir ajuda ao professor",
salienta.
O "PmatE" está acessível na Internet desde 2001, apesar
de ter surgido em 1989. A primeira competição foi feita em 1990 com
210 alunos. Nessa altura tudo era possível através da utilização
de disquetes. A passagem para a Internet permitiu que o número de alunos
envolvidos passasse a curto prazo para dois mil. "Foi um salto monstruoso",
remata Batel. Hoje em dia, o que começou por ser um jogo, é uma competição
de massas e permite aos alunos aprender matemática e ganhar prémios
com isso.
|
|
|