O UBICAR 03 estará pronto a 30 de Abril
UBI na Shell Eco Marathon
Consumo mínimo, resultado máximo

Novo protótipo cria expectativa de boa classificação na Shell Eco Marathon 2003.


Por Daniel Sousa e Silva


A UBI vai participar, pelo quarto ano consecutivo, na Shell Eco Marathon. A competição, onde a UBI vai apresentar o seu novo protótipo, decorre nos dias 17 e 18 de Maio, no Circuito de Nogaro, em França.
Paulo Fael, um dos professores responsáveis pelo projecto, destaca a aposta "no prémio da inovação" já que o protótipo, denominado provisoriamente UBICAR 03, apresenta uma "direcção traseira de eixo virtual". Ao contrário dos modelos anteriores, este mecanismo tem a direcção na roda traseira. "Embora seja uma configuração um pouco complexa, esta inovação vai reduzir o atrito e permitir a obtenção de resultados muito bons".
O UBICAR 03 é totalmente diferente do UBICAR Y2K2, o protótipo do ano passado. O modelo anterior foi baseado no Maubere, o veículo utilizado em 2000, e possuía "alguns defeitos". A principal falha apresentada por Paulo Fael era "ser muito pequeno".
O novo protótipo assenta numa ideia distinta das viaturas anteriores. Enquanto os primeiros modelos eram constituídos por duas partes - o chassis e a carroçaria ("casca exterior") -, o actual é formado por um único bloco. Com uma nova aerodinâmica, o veículo "é maior e mais comprido do que os outros".
O formato tubular do novo chassis rígido levou os alunos responsáveis pela sua construção a chamá-lo oficiosamente de "El Charute", revela Manuel Silva, aluno de Engenharia Aeronáutica.
As rodas exteriores são outra transformação. Segundo Paulo Fael, visto de frente "o UBICAR 03 vai parecer um carro de Fórmula 1".
Na sua forma final, o protótipo vai ser constituído por uma combinação de materiais leves e resistentes: alumínio, aço, polietureno, plástico airex e tecido de fibra com kevlar (o material usado na produção de coletes à prova de bala).
O resultado obtido pela equipa da UBI em 2002 foi a 70º posição, com 482 quilómetros/litro. O objectivo a que se propõe este ano é, de acordo com as expectativas de Paulo Fael, "conseguir percorrer algo próximo dos 800 quilómetros com um litro de combustível, o que faria a equipa subir muitas posições no ranking".
No futuro, com a evolução deste modelo, a equipa espera bater o recorde nacional de 1734 quilómetros/litro, pertencente à Faculdade da Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Este ano, "ainda não será possível, porque o projecto está um pouco atrasado".
O projecto conta com a participação de professores e alunos de três departamentos da UBI. "A ideia surgiu no de Electromecânica", mas existem "contribuições de Informática", com a criação da página web [www.ubicar.ubi.pt], "e de Aeronáutica", com a construção efectiva da viatura.
Fevereiro foi o mês de início da construção do veículo, mas o docente lembra que "o projecto já tinha começado em força no mês Novembro, através da discussão de opções técnicas".
Prevê-se que o UBICAR 03 esteja pronto no dia 30 de Abril, cerca de duas semanas antes da competição, para que sejam ainda efectuados as afinações finais.


A competição


Portugal vai estar representado na 19ª edição da Shell Eco Marathon, por 14 protótipos, provenientes de estabelecimentos de ensino superior e secundário.
A avaliação dos veículos concorrentes abrange várias disciplinas: mecânica, informática, desenho e física.
Os protótipos, de três ou quatro rodas, de madeira ou fibra de carbono, devem percorrer seis voltas ao circuito num tempo máximo de 50 m e 34 s, com um consumo mínimo de combustível. O consumo é medido e expresso em quilómetros percorridos por litro consumido.


Os actuais recordes da prova situam-se nos seguintes valores:
GPL: 1961 km (1 litro de Shell Autogás);
Gasóleo: 2291 km (1 litro de Shell Fórmula Diesel);
Gasolina: 3494 km (1 litro de Fórmula Shell).