Durante três dias o debate está em cima da mesa com o objectivo de expor os problemas dos vários cursos e possíveis resoluções
Fórum Pedagogia
Um espaço aberto para pensar o futuro

As questões mais importantes para os docentes e alunos da UBI estão em discussão durante três dias. Apresentar um caderno de medidas com vista ao melhoramento da qualidade de ensino é o objectivo deste encontro.


Por Eduardo Alves


Procurar uma convergência dos problemas avançados pelas unidades científico pedagógicas (UCP) é o propósito deste encontro.
O Fórum Pedagogia é organizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) em conjunto com os núcleos das licenciaturas e com os alunos eleitos. A fase inicial deste evento decorre entre os dias 7 e 9 de Abril. Cinco painéis abarcam os vários cursos leccionados na Universidade da Beira Interior (UBI).
No parecer dos alunos eleitos da UCP de Ciências Exactas, esta acção "é um espaço de debate único, onde os problemas de cada licenciatura são abordados". Existe também a possibilidade de apresentar aos docentes responsáveis pelos vários Departamentos os assuntos de maior interesse para os alunos.
Ana Cruz, presidente da Associação Académica diz ser essencial encarar o Fórum como "um lugar de discussão dos problemas pedagógicos". No entanto, a representante da AAUBI mostra algum desapontamento pela fraca adesão dos estudantes à iniciativa.

Perpetuar os temas

No primeiro dia de trabalhos estiveram em análise as Ciências de Engenharias e Ciências Exactas. A nota mínima de frequência, as cadeiras com altas taxas de repetição e os reajustamentos curriculares foram os pontos mais mencionados pelos nove núcleos de estudantes. Os conteúdos programáticos e um incentivo à auto formação são itens presentes no "regime pedagógico". Aquele que mais divergências suscita entre docentes e alunos. Estes mostram-se também contra as avaliações pontuais, "maioritariamente negativas", referem. Segundo os responsáveis pelos núcleos, as notas mínimas e critérios de avaliação mal definidos, "descartam a possibilidade de acesso aos exames de recurso".
Assuntos que os estudantes têm como "de longa data". Para os representantes estudantis, estas temáticas vão-se arrastando ano após ano sem que exista uma resolução definitiva. Nos relatórios apresentados, o melhoramento das infra-estruturas é também referido. Laboratórios, salas de aula e cantinas vêm no topo da lista de reivindicações.

Novas modos para os tutores

O regime de Tutorado mereceu algum destaque nestes painéis do Fórum Pedagogia. No entender dos presentes, esta foi uma das medidas mais visíveis que resultou dos encontros anteriores. A conclusão retirada das várias opiniões dadas sobre a temática aponta para ajustamentos nesta iniciativa. António Gomes Bento, presidente do Departamento de Matemática, afirma que "os alunos não procuram os seus tutores".
Uma constatação com a qual os docentes presentes nos painéis recordam que "a resposta a estas medidas passa também pelos alunos". Melhorar a qualidade do ensino ministrado na UBI é tarefa de todos.
Três dias a debater as questões mais importantes para o bom funcionamento da Universidade. As principais temáticas vão ser reunidas num documento a apresentar num painel final, a realizar dia 16 de Abril, pelas 14h30, no anfiteatro 1. Estarão presentes Manuel Santos Silva, reitor da UBI, Luís Carrilho, vice-reitor e a presidente do Conselho Pedagógico, Ana Paula Costa.
Hoje, terça feira, 8, entre as 14h30 e as 18 horas, decorre no anfiteatro 7.21, o painel das Ciências Sociais e Humanas. Amanhã, dia 9, tem lugar, entre as 9h30 e as 13 horas o painel das Ciências da Saúde, no anfiteatro 1. O painel de Artes e Letras realiza-se entre as 14h30 e as 18 horas no mesmo local.