"A nossa preocupação deve reflectir-se sobre os alunos e é
nesse âmbito que temos que depositar os nossos esforços". Esta
frase salienta o desejo manifestado pelo Reitor da UBI, Santos Silva, nas VI Jornadas
de Avaliação realizadas no auditório da universidade.
Na ocasião, o Reitor da UBI referiu a importância do acesso à
informação: "antigamente, a principal fonte de ensino eram
as aulas, mas, hoje, o professor é essencialmente o orientador num processo
em que o aluno tem ao seu dispor um enorme conjunto de informações".
O aluno sente também "uma responsabilização importante
no seu processo de formação".
Santos Silva manifestou a importância da organização destas
jornadas: "constituem mais um incentivo para que o ensino seja cada vez melhor
e com uma taxa de sucesso progressivamente maior".
A extensão das actividades de recepção aos novos alunos,
num espaço que termina no início do mês de Novembro, constitui
um factor "muito prejudicial para o sucesso escolar", defendeu. Considera
que os estudantes de medicina são confrontados com níveis de exigência
extremamente elevados desde o início enquanto "noutros departamentos
se verifica precisamente o oposto". Assim, Santos Silva propôs a redução
do tempo dessas actividades porque "a presença de todos os alunos
nas aulas no período determinado teria, como efeito, a redução
dos níveis de insucesso escolar".
Ana Cruz, presidente da Associação Académica da UBI, salientou
que a instituição não consegue transmitir a importância
do tutor e do director de curso. O Reitor da UBI defendeu que "há
uma falta de divulgação da função do tutor",
mas que "devem ser os alunos a procurar a melhor forma de estabelecer o contacto".
Reconheceu no entanto que "se os directores de curso exercessem no total
as suas funções, 80 por cento dos problemas não iam ter aos
serviços académicos".
Resultados da análise
Ciências do Desporto, Optometria e Optotecnia, Engenharia Civil e Ensino
da Física e da Química são as licenciaturas que estão
a ser objecto de análise através das VI Jornadas de Avaliação.
Algumas partilham aspectos em comum, nomeadamente a fraca preparação
adquirida pelos alunos no secundário em áreas como a matemática,
e a reprovação elevada. Há ainda a registar a necessidade
de novos espaços físicos para a licenciatura de Ciências do
Desporto.
No entanto, em contraste, é importante salientar as óptimas perspectivas
de emprego dos licenciados em Engenharia Civil e Ensino da Física e da
Química; e o elevado número de candidatos em Engenharia Civil e
Ciências do Desporto.
Um novo processo de ensino
|
José Manuel Oliveira, docente na Escola Superior de Tecnologia
e Gestão de Águeda - ESTGA - apresentou um novo modelo
de aprendizagem baseado na realização de projectos.
Enquanto o modelo de ensino tradicional consiste na figura do professor
que determina o processo de aprendizagem, o Problem Based Learning
- PBL - apresenta aos alunos um problema que tem de ser resolvido
através do auxílio do seu professor. É um trabalho
que se reflecte sobre o aluno, e o torna responsável pelo
seu processo de aprendizagem. O professor adquire uma função
de orientador com uma consequente aproximação ao aluno.
Passa a estar mais exposto aos imprevistos "sendo fundamental
que aprenda a declarar o seu desconhecimento perante determinadas
situações", referiu José Oliveira.
|
|
|