O quadro de Van Gogh, "Uma Esplanada do café à noite" serve de cenário para esta peça
"Café Terrasse"
Van Gogh inspira peça de teatro

No passado domingo a peça "Café Terrasse" subiu ao palco do Teatro Cine. O Teatro Universitário de Aveiro trouxe a loucura de um pintor ao VII Ciclo de Teatro da Beira Interior.


Por Cátia Calado


Música, pintura, teatro e poesia misturam-se entre as mesas de uma esplanada. Em palco decorre o retrato de Van Gogh. O objectivo da peça é representar os pensamentos e as alucinações do pintor. As encenadoras Mara Grazuna e Carolina Rodrigues explicam do que trata a peça. "É o resultado do que imaginamos que lhe passou pela cabeça", refere Carolina.
O Grupo experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GRETUA) participa com esta encenação no VII Ciclo de Teatro da Beira Interior. Este Ciclo de Teatro tem a organização do Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr'UBI).
A peça foi feita a partir do quadro de Van Gogh "Esplanada do café à noite - Café Terrasse". "Quisemos dar vida àquela esplanada que há tanto tempo estava parada no quadro", refere Mara.
O cenário é o quadro de Van Gogh. Músicos são reproduzidos, em forma de sombra, na tela. Nas mesas da esplanada sentam-se e levantam-se personagens. Os actores estabelecem diálogos e monólogos. As conversas e reflexões dos personagens são textos da encenadora Mara Grazuna e de Antoine Saint-Exupéry, Henry Miller, António Lobo Antunes, Almada Negreiros, Manuel António Pina, entre outros.
Carolina encontra no teatro universitário um espaço de "criação e liberdade".
O teatro é uma fonte de aprendizagem para a jovem. A encenadora sorri para dizer que as pessoas estão cada vez mais a ir ao teatro. "É importante organizar ciclos de teatro como este", conclui.
Até dia 27 deste mês o Teatro Cine continua a acolher o VII Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.