O encontro foi promovido pelo Sindicato de Professores
da Zona Centro
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Ensino Especial
Dificuldades de aprendizagem em debate
Pensar as dificuldades de aprendizagem que
assolam alunos de todo o país e elaborar possíveis intervenções
foi o mote que reuniu cerca de 200 professores na UBI.
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Por Sílvia Lopes
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Cerca de 200 professores
da Covilhã reuniram-se na UBI, na passada quarta feira, 30 de Janeiro, para
uma acção de formação. Sob o tema "Dificuldades
de Aprendizagem: aspectos conceptuais e perspectivas de intervenção"
o Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC) promoveu, nos dias 30 e 31, na
Covilhã e em Castelo Branco, dois encontros formativos para docentes de todos
os graus e níveis de ensino.
No auditório 8.1 do Departamento de Engenharias da UBI, entre as 10 e as
13 horas, o orador Vítor Cruz, Mestre em Educação Especial
e docente da Universidade Técnica de Lisboa, transmitiu aos professores participantes
conteúdos conceptuais e perspectivas de intervenção sobre os
problemas de aprendizagem. "O verdadeiro professor é o que consegue
ensinar os alunos que têm problemas, os outros aprendem naturalmente",
explicou. O orador reconhece que os professores saem das universidades pouco preparados
para enfrentar este problema, mas "a formação do professor é
contínua e tem que ser aprofundada ao longo da sua carreira", conclui.
Para Carlos Costa, representante do SPZC na delegação da Covilhã,
"o problema das dificuldades de aprendizagem raramente é abordado. Há
tanto para fazer neste âmbito que pretendemos dar aos professores condições
para reflectir e analisar esta questão". As assimetrias entre o litoral
e o interior evidenciam-se. A falta de infraestruturais e programas especiais exigem
dos professores maior dedicação. "É necessário
trabalhar a este nível para recuperar a falta de recursos e superar a necessidade
de outros profissionais nas nossas escolas", conclui.
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