O entusiasmo era visível no rosto dos 70 alunos do 7º ano que visitaram
a exposição "Simetria e Jogos de Espelhos" no dia de abertura,
13 de Janeiro. Uma iniciativa do Departamento de Matemática (DM) que estará
patente até ao próximo dia 27, na sala 6.5 da Universidade da Beira
Interior.
O principal objectivo da iniciativa é trabalhar com simetrias. Estão
expostos azulejos e tapeçarias com figuras simétricas. Mas, o que
os alunos mais apreciam são os jogos de espelhos, através de várias
experiências é possível por exemplo medir ângulos.
"Esta exposição é a prova de que como jogando os alunos
podem colocar questões e aprender matemática", explica Manuel
Saraiva, docente no DM da UBI. O responsável acrescenta ainda que até
ao final a exposição já têm inscrições
de centenas de alunos de turmas do Ensino Secundário. Para que tudo possa
funcionar de forma organizada, a exposição conta com a colaboração
de 15 monitores. São sete alunos e oito docentes do DM que dão explicações
e orientam os visitantes nas várias experiências que lhes são
permitidas.
Existem duas modalidades desta exposição, uma fixa, que está
na Faculdade de Ciências do Porto e uma itinerante que vai passando por
todo o País. O Pavilhão do Conhecimento em Lisboa e a Universidade
do Minho foram apenas alguns locais que receberam a mostra antes da Universidade
da Beira Interior.
A ideia original da exposição foi concebida em Milão, na
Itália. A Faculdade de Ciências do Porto adaptou-a com o apoio da
Ciência Viva, da Fundação para a Ciência e Tecnologia
e da Reitoria da Universidade do Porto.
Professores falam de casos concretos
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Na passada sexta feira, 17, realizou-se uma palestra sobre as tarefas
de investigação matemática na sala de aula.
Judite Barbedo e Manuela Simões, professoras de matemática
no Ensino Secundário, partilharam com o público a
visita que fizeram com os seus alunos do 11.º ano à
exposição, há um ano atrás, no Porto.
"Um relato que prova como é possível trabalhar
a matemática com experiências desta natureza",
sublinha Manuel Saraiva.
O testemunho destas professoras foi antecedido por uma parte teórica
proporcionada por vários professores de escolas secundárias
da região. Foi equacionada a importância da resolução
de problemas de matemática, o papel da investigação
nesta área e as aplicações que isso pode ter
no ensino e na aprendizagem desta disciplina.
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