No período de Natal,
e durante a operação "Conduzir é viver", ocorreram
no distrito da Guarda 21 acidentes de viação, dos quais resultaram
9 feridos ligeiros e um grave. Comparativamente com período homólogo
de 2001, em que se verificaram 40 acidentes, com um morto, 2 feridos graves e 22
ligeiros, "houve uma recuperação da sinistralidade". Segundo
o Comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, Capitão
Cruz Ribeiro, isto fica a dever-se ao bom senso dos condutores, "a par da sensibilização
veiculada pelos órgãos de comunicação social".
Na operação de Ano Novo o quadro de sinistralidade no distrito constituiu
"excepção ao nível do País." A Brigada de
Trânsito (BT) da GNR da Guarda registou 23 acidentes, menos sete que no ano
passado. Houve 11 feridos ligeiros e dois graves, sem mortes.
A diferença em relação a 2001 é que, o índice
de gravidade aumentou, já que no ano passado não se tinham verificado
feridos com gravidade. As principais causas da sinistralidade continuam a ser, lamenta
Cruz Ribeiro, o excesso de velocidade e a condução sob o efeito do
álcool.
O facto dos dias de Natal e Ano Novo terem ocorrido no meio da semana contribuiu
também para que as pessoas tivessem feito uma gestão atempada das
deslocações, evitando concentração de trânsito
num só dia o que facilitou a fluidez de trânsito, refere aquele responsável.
IP5 preocupa
Actualmente, a maior preocupação da BT reside na degradação
do piso do Itinerário Principal nº 5 (IP5), onde o excesso de buracos,
agora escondidos com a água da chuva, põe em perigo quem por ali
circula, principalmente os não residentes, desconhecedores do estado da
via. Apreensivo com a situação e por se tratar da principal porta
de entrada no País, Cruz Ribeiro já alertou as entidades responsáveis
pela manutenção da estrada, no entanto reconhece que "qualquer
intervenção que neste momento possa ser feita não sedimenta
devido à chuva intensa que tem caído".
Igualmente preocupante é o troço do IP5 junto à área
de descanso localizada entre a Guarda e Celorico da Beira (Km 157,1), onde diariamente
ocorrem acidentes devido à irregularidade do piso. Também neste
caso já foi solicitada uma intervenção urgente no sentido
de corrigir o pavimento.
|