Ainda se verificam grandes disparidades entre as páginas da Internet que as várias instituições apresentam
Promoção das Universidades na Internet
UBI entre as melhores

Quem deve gerir as páginas de Internet das universidades, que conteúdos devem apresentar e com que regularidade devem ser actualizados. Estas foram algumas das questões debatidas nas Jornadas de Promoção Electrónica que se realizaram nos dias 15 e 16 de Novembro na Universidade da Beira Interior.



Por Catarina Rodrigues


O site da UBI foi um dos que obteve melhor classificação no estudo que Sandra Pereira fez às 15 páginas Web das universidades que constituem o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). A UBI destaca-se pela organização de conteúdos que oferece. A investigadora da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Superior Técnico de Lisboa baseou-se em critérios como a apresentação que é feita das próprias universidades, da sua composição e organização, dos cursos de que dispõem, da investigação realizada, de notícias e outros serviços on-line.
A Universidade de Évora foi a que obteve melhor classificação na generalidade dos critérios estudados destacando-se a sua coerência gráfica e comunicacional. Segundo Joaquim Godinho, director do serviço de computação da Universidade de Évora, existe neste site uma preocupação em "garantir vias alternativas para encontrar a informação de uma forma simples". Isto para além dos cuidados com o aspecto visual, com a coerência e com a actualização constante.
Paulo Gomes, engenheiro informático da UBI, também analisou os sites das universidades. Uma tarefa que classificou de "muito complicada". Na apresentação que fez, nas Jornadas de Promoção Electrónica, destacou a importância das tecnologias da informação que estão subjacentes à exploração das páginas da Internet e a sua influência no tipo de conteúdos que são disponibilizados em rede. A Universidade de Évora e a Universidade Católica mereceram por Paulo Gomes a pontuação mais elevada em termos de facilidade de manutenção de conteúdos. A UBI, Coimbra e Algarve vêm logo a seguir, considerando o seu equilíbrio e o desenho agradável.
A página Web apresentada pela Universidade do Porto é a que menos agrada a Paulo Gomes pois "apesar do desenho apelativo, utiliza de forma exagerada o Flash, programa de desenho, o que exige tempos de carregamento muito elevados", explica.
Uma das principais conclusões do encontro organizado pelo Departamento de Comunicação e Artes em parceria com o Labcom (Laboratório de Comunicação e Conteúdos on-line) foi a existência de grandes disparidades em termos informativos e comunicacionais entre as páginas da Internet que as várias instituições apresentam.


"Falta de cultura ao nível dos órgãos institucionais para o fenómeno da Internet"

O site da UBI tem reservadas algumas novidades para breve

 

Graça Castelo Branco salientou a importância de oferecer aos utilizadores a informação que procuram de forma rápida e eficaz, lembrando que 60 por cento das pessoas que consultam o site de uma universidade são alunos do Secundário em vias de ingressar no ensino superior. A responsável pelo Gabinete de Relações Públicas da UBI explica que "é na disponibilização do conhecimento científico que se vinca a importância da universidade". Graça Castelo Branco considera que continuam a existir algumas falhas e por isso devem ser procuradas soluções. Esta responsável, tal como a maioria dos participantes das jornadas, frisa a importância da criação de bases de dados comuns a partir das quais é retirada a informação para apresentar na página. Segundo Graça Castelo Branco "existe uma falta de cultura ao nível dos órgãos institucionais para o fenómeno da Internet".
Quem deve gerir as páginas, que conteúdos se devem apresentar e com que regularidade devem ser actualizados são ainda questões que não estão definidas na maioria das instituições de Ensino Superior.
Segundo Eduardo Camilo, responsável pela organização das jornadas "esta questão aponta para o problemas que existem ao nível de relações de poder dentro das próprias organizações".
A página da UBI surgiu em 1995 como resultado de um trabalho académico de estudantes de informática. Só há cerca de três anos é que tem um webmaster em permanência. Pedro Homero foi o responsável pela tarefa. Salienta que "o importante é a funcionalidade do serviço já que os conteúdos têm que ser disponibilizados de uma determinada maneira". Homero deixa ainda o alerta "se estivermos parados num mundo em movimento ficamos para trás".
O site da UBI conta com uma média mensal de dez mil visitantes. Graça Castelo Branco destaca ainda o papel que desempenham os sites associados à UBI como é o caso da BOCC (Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação) que só no passado mês de Outubro registou cerca de 23 mil visitas.
O site da Universidade da Beira Interior continua a inovar. Foram feitas algumas reformulações na página que assentará futuramente numa base de dados.