Por Inês Ribeiro e Sandra Carvalho


Caloiros e veteranos participam em conjunto nesta festa académica

Na passada tarde de quarta feira realizou-se o tradicional desfile da latada. O curso de Ciências da Comunicação foi o vencedor da edição deste ano com o tema "A Rádio". Em segundo lugar ficou o curso de Engenharia Aeronáutica. O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo curso de Engenharia.
Os novos alunos vêem na prática o trabalho realizado ao longo de um mês. Entre as praxes e as reuniões da latada preparam o grande dia. Nesta festa participam os caloiros, acompanhados dos seus veteranos, que com muita música, cor e ritmo desfilam pelas ruas.
Este ano o burro voltou a marcar presença, transportando, à frente do cortejo, o vinho para "regar" a festa. Durante todo o percurso os alunos cantaram e fizeram o máximo de barulho. De acordo com o tema escolhido, cada curso apresenta um carro, onde as suas cores são defendidas. Os estudantes mostraram, através de cartazes, o seu descontentamento em relação aos cortes orçamentais para o ensino superior.
A latada é o culminar de um sonho e, apesar de cansativa, é um dia inesquecível da vida académica. A festa terminou já tarde, com o anúncio do vencedor que para o ano partirá em primeiro lugar no desfile da latada, e com a actuação das tunas académicas no pavilhão da ANIL.
O álcool continua a ser o principal problema desta festa académica. Este ano deram entrada no hospital dez casos de coma alcoólico.