Conferência de Matemática na UBI
Teoria visa melhorar avaliação
nas escolas
Criar uma métrica para as Ciências
Humanas e melhorar a qualidade das escolas foram algumas das teorias apresentadas
por Francisco Soares, na UBI.
|
Por Eugénia Moeda e Mafalda Silva
|
|
A UBI recebeu na quarta feira, 16, Francisco Soares, docente de Estatística
na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. A palestra debruçou-se
sobre os fundamentos dos modelos usuais da Teoria de Resposta ao Item - TRI.
A utilidade desta teoria é possibilitar a criação de uma métrica
que possa ser mantida. É difícil medir em Ciências Humanas,
por isso é preciso um bom item para manter a métrica, e assim conseguir
uma boa avaliação. O grande objectivo desta teoria, é melhorar
as qualidades das escolas. Nela fala-se sobre a curva característica do Item,
em que cada ser humano, com necessidades maiores, escolhe níveis mais altos
da curva. Neste sentido, temos a chamada proficiência, ou seja, uma curva
que se tenta aproximar ao máximo da curva normal, com um ponto característico,
latente.
O Item dá informação sobre a proficiência de cada um.
Itens diferentes dão respostas e informações diferentes. Construir
um teste significa construir sobre a proficiência de cada aluno, dando assim
uma informação respectiva. Para isso, são feitas algumas suposições
nas quais a teoria vai ser construída, verificando-se sempre que cada ser
humano, sendo diferente, responde de forma diferente.
O estudo sobre os Usos é também abordado, baseando-se na comparação
de proficiências dos alunos de universidades diferentes. As escolas nunca
podem ser comparadas, ou dizer que esta escola é melhor que a outra, porque
uma coisa são as escolas, outra, são os alunos que nelas estudam.
|