Inserido na Art'Ubi
Música electrónica dá voz
a Eisenstein
"O couraçado de Potemkine",
de Sergei Eisenstein ao som de música electrónica foi uma das propostas
apresentadas na Mostra de Artes da UBI.
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Por Margarida Catrola
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Na passada quarta feira, o programa do Art'Ubi (Mostra de Artes na Universidade
da Beira Interior) prometia uma noite diferente. O objectivo foi juntar um clássico
do cinema mudo " O couraçado de Potemkine" à música
electrónica de João Louro e Luís Andrade. Estes dois músicos,
amigos de infância, têm em comum o gosto pela música. Desde muito
cedo tentaram formar diversas bandas, contudo o resultado nunca foi o esperado.
A música electrónica, acabou por ser o projecto melhor sucedido. A
convite de Victor Afonso, da Mediateca, surge a ideia de musicar um filme. De entre
as escolhas o que mais agradou foi "O couraçado de Potemkine".
Este filme de Sergei Eisenstein é segundo a maioria dos críticos,
o melhor película russa da história do cinema. Eisenstein através
de uma montagem rápida e efeitos nunca antes utilizados, deu a conhecer ao
cinema um conceito que desde então se tornou essencial, a acção.
Apesar de ser um filme mudo, a sensação que passa é que, realmente,
as palavras não são precisas, como o demonstra a sequência da
escadaria de Odessa, uma das mais aclamadas do cinema.
Sergei Eisenstein nasceu a 23 de Janeiro de 1898 numa família da classe média,
Judaico- Protestante. Estudou Engenharia Civil, como o seu pai, contudo aquando
a segunda revolução russa juntou-se aos Bolcheviques, tendo desistido
dos estudos.
O cinema apresentou-se então, como um meio para espalhar os seus ideais comunistas.
O projecto mais ambicioso da sua carreira seria uma triologia sobre a vida do czar
Ivan IV, contudo acabou por morrer antes de concluir o terceiro filme.
A política está bem presente em todos os seus filmes, dos quais se
destacam "O couraçado de Potemkine", "Strike", e "Outubro,
os dez dias que chocaram o mundo".
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